quinta-feira, 4 de julho de 2024

COLUNA BASTIDORES DA NOTÍCIA – 4 DE JULHO

 

MAIS UM DIA HISTÓRICO 

A história de uma cidade é marcada por datas importantes e que ficam eternizadas. A reinauguração do Terminal Rodoviário de Dracena, nesta quinta-feira, ganha notoriedade e faz parte de um novo capítulo deste segmento que atende toda a população e visitantes. O prédio ganha em modernidade e segurança, criando uma boa impressão para todos que por ali passam, chegam ou embarcam. 

TERCEIRO TERMINAL 

Dracena teve a primeira Rodoviária no local hoje da Praça Arthur Pagnozzi (1950 em diante). A segunda, na esquina da Roosevelt com Visconde do Rio Branco, surgiu em 1956. A atual é a terceira, com inauguração há 30 anos, em 7 de dezembro de 1994. No ano anterior havia falecido o vereador e presidente da Câmara, José Pereira Marotto (Zé do Coco), que acabou sendo o grande homenageado no novo equipamento público. 

NOVO PROJETO PARA O FUTURO

O Terminal Rodoviário foi concebido na década de 1980 e ficou anos com obras paralisadas. A ideia foi colocada em prática pela proximidade do local com a então estação ferroviária, facilitando para os passageiros. E também como forma de levar obras e melhorias para a entrada do Jardim Santa Clara, outrora conhecido como Vila Esquecida. Depois, a própria sede do Corpo de Bombeiros mudou para a região da Rodoviária em 1999. Já existem pensamentos para a construção do novo terminal na entrada da cidade e perto da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.    

QUASE FOI EM OUTRO LOCAL 

Na década de 1980, entre os governos de Paulo Tahara e Oswaldo Paulino dos Santos, havia defensores da construção da Rodoviária no então Campo Bandeirante, onde hoje é a Rua Monte Castelo, entre as  Ruas Miguel do Nascimento e Carlos Gomes. O local acabou sendo cedido para a Nossa Caixa, que instalou um centro de processamento de dados e surgiram muitas residências. Aí prevaleceu a ideia de construção do Terminal na Avenida Rui Barbosa, perto do pontilhão da ferrovia. Só que demorou e a inauguração ocorreu apenas em 1994. 

FALTAM MAIS LINHAS 

Aproveitando o prédio revitalizado, Dracena poderia conseguir mais linhas de ônibus para destinos diversos. Ainda faltam empresas para atendimento de passageiros com destino ao Mato Grosso do Sul e ao Paraná, como exemplos. 

CLÁUDIO JOSÉ PASQUALETO   

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