MAIS UM DIA HISTÓRICO
A história de uma cidade é marcada por
datas importantes e que ficam eternizadas. A reinauguração do Terminal
Rodoviário de Dracena, nesta quinta-feira, ganha notoriedade e faz parte de um
novo capítulo deste segmento que atende toda a população e visitantes. O prédio
ganha em modernidade e segurança, criando uma boa impressão para todos que por ali passam, chegam ou embarcam.
TERCEIRO TERMINAL
Dracena teve a primeira Rodoviária no
local hoje da Praça Arthur Pagnozzi (1950 em diante). A segunda, na esquina da
Roosevelt com Visconde do Rio Branco, surgiu em 1956. A atual é a terceira, com
inauguração há 30 anos, em 7 de dezembro de 1994. No ano anterior havia falecido o vereador e
presidente da Câmara, José Pereira Marotto (Zé do Coco), que acabou sendo o
grande homenageado no novo equipamento público.
NOVO PROJETO PARA O FUTURO
O Terminal Rodoviário foi concebido na
década de 1980 e ficou anos com obras paralisadas. A ideia foi colocada em
prática pela proximidade do local com a então estação ferroviária, facilitando
para os passageiros. E também como forma de levar obras e melhorias para a
entrada do Jardim Santa Clara, outrora conhecido como Vila Esquecida. Depois, a
própria sede do Corpo de Bombeiros mudou para a região da Rodoviária em 1999. Já
existem pensamentos para a construção do novo terminal na entrada da cidade e perto
da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.
QUASE FOI EM OUTRO LOCAL
Na década de 1980, entre os governos de
Paulo Tahara e Oswaldo Paulino dos Santos, havia defensores da construção da
Rodoviária no então Campo Bandeirante, onde hoje é a Rua Monte Castelo, entre
as Ruas Miguel do Nascimento e Carlos Gomes.
O local acabou sendo cedido para a Nossa Caixa, que instalou um centro de processamento
de dados e surgiram muitas residências. Aí prevaleceu a ideia de construção do
Terminal na Avenida Rui Barbosa, perto do pontilhão da ferrovia. Só que demorou
e a inauguração ocorreu apenas em 1994.
FALTAM MAIS LINHAS
Aproveitando o prédio revitalizado,
Dracena poderia conseguir mais linhas de ônibus para destinos diversos. Ainda
faltam empresas para atendimento de passageiros com destino ao Mato Grosso do
Sul e ao Paraná, como exemplos.
CLÁUDIO JOSÉ PASQUALETO
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