A Faculdades de Dracena – UNIFADRA, por meio de sua Direção, vem a público prestar esclarecimentos à comunidade acadêmica acerca das informações recentemente divulgadas sobre a avaliação do ENAMED.
Inicialmente, é importante esclarecer que a Instituição ainda não foi formalmente notificada do resultado pelo Ministério da Educação (MEC). Cumpre ressaltar que, conforme a legislação educacional vigente, as possíveis sanções administrativas não contemplam o fechamento do curso, tratando-se de processos de acompanhamento e supervisão.
Ressaltamos, ainda, que esta é a primeira participação do Curso de Medicina da UNIFADRA no ENAMED neste formato, inexistindo, portanto, histórico de notas anteriores nesse mesmo instrumento avaliativo.
Diante da divulgação do conceito obtido no ENAMED, a faculdade se posiciona de forma contrária aos métodos utilizados para o cálculo do conceito final. Isso porque o edital do exame, publicado em junho/2025, não divulgou a metodologia que seria utilizada para o cálculo do conceito.
As notas técnicas que deram publicidade às universidades sobre
como seria o cálculo foram publicadas apenas em dezembro/2025, após a aplicação da prova, que foi realizada no dia 19/10/2025.
A ausência de informações sobre os critérios avaliativos prejudicam consideravelmente o direcionamento do trabalho pedagógico, já que se trata de um novo modelo de avaliação externa, com metodologia de cálculo divergente dos critérios anteriormente adotados pelo ENADE. Ressaltamos também que o novo modelo de avaliação baseia-se apenas em avaliação objetiva, não levando em consideração a avaliação de habilidades práticas dos estudantes, elementos que são fortemente elucidados nas diretrizes curriculares para a formação médica.
Cabe ainda mencionar que a prova realizada no dia 19/10/2025 serviu como parâmetro para o cálculo do conceito ENAMED e ENARE. No entanto, as notas de corte utilizaram dois parâmetros, sendo a nota de corte do ENARE 50% de acertos, já a nota de corte para o ENAMED foi de 60%, ou seja, em uma mesma avaliação temos critérios diferentes.
Destacamos que 91% (52 alunos) obtiveram nota maior ou igual a 50, sendo considerados habilitados para residência, no entanto considerando a nota de corte 60, 34 destes mesmos alunos foram considerados não proficientes para o ENAMED.
Consideramos que os critérios foram incoerentes, pois a maioria de nossos alunos está apta para programas de residência, mas segundo os critérios do ENAMED, não estão aptos ao exercício como médicos generalistas.
Nos termos da regulamentação aplicável, após a notificação oficial, a Instituição disporá de prazo para apresentação de defesa administrativa, com a devida fundamentação técnica e jurídica para contestar a validade da metodologia aplicada e reafirmar a qualidade do curso avaliado.
A UNIFADRA reafirma seu compromisso contínuo com a qualidade do ensino médico, o que se evidencia por investimentos permanentes em:
- Corpo Docente Qualificado: aproximadamente 80% de mestres e doutores;
- Infraestrutura de Ponta: infraestrutura física e tecnológica, incluindo laboratórios modernos, equipamentos atualizados e manequins de simulação realística;
- Estágios e Internato: ampliação de parcerias com hospitais, municípios e unidades de saúde, fortalecendo os estágios supervisionados e o internato;
- Apoio Acadêmico e Assistencial aos Estudantes: disciplinas práticas desde os primeiros anos e curso preparatório para residência médica, além de oferecimento de transporte e moradia para a realização dos estágios;
- Acompanhamento de Egressos: oferecimento de suporte, apoio e capacitação.
Cumpre destacar que o Cur so de Medicina possui a Nota média de 4,46 (em escala de 1 a 5), cujo projeto pedagógico alcançou a nota 4,94, obtidas em recente avaliação pelo próprio MEC. Além disso, conta com egressos bem inseridos no mercado de trabalho e aprovados em programas de residência médica altamente concorridos em âmbito nacional, o que reforça a solidez da formação ofertada.
Diante disso, a UNIFADRA esclarece que adotará todas as medidas cabíveis para garantir a revisão da metodologia para o cálculo do conceito divulgado, mantendo sua postura de transparência, responsabilidade institucional e busca permanente pela excelência acadêmica.
Reiteramos à comunidade acadêmica nosso compromisso com a formação ética, técnica e humana dos futuros profissionais da saúde, permanecendo à disposição para novos esclarecimentos.
Dracena, 22 de janeiro de 2026.
Faculdades de Dracena – Unifadra
Direção Acadêmica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.