sexta-feira, 7 de abril de 2023

FACULDADE REGES DE OSVALDO CRUZ CONQUISTA “CONCEITO 4” NO ÚLTIMO CICLO DE AVALIAÇÕES DO MEC




 

A Faculdade REGES de Osvaldo Cruz, mantida pela Associação de Ensino Superior de Osvaldo Cruz, da Rede Gonzaga de Ensino Superior, novamente se destaca na região da Alta Paulista após fechamento do último ciclo de avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com a obtenção do “Conceito 4”, muito significativo, que veio no formato de IGC, Índice Geral de Cursos, cujas notas ou conceitos variam de 1 a 5, para todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil. A publicação do conceito foi realizada em 28 de março. 

Com esta “Nota 4” a Faculdade REGES de Osvaldo Cruz novamente ganha destaque por fazer parte do seleto grupo de Instituições que integram a “excelência” do Ensino Superior Brasileiro, pois somente 24,65% do total de Instituições avaliadas obtiveram notas 4 ou 5 neste último ciclo de avaliações cujas análises foram concluídas (2018 a 2021). Trata-se, portanto, de um resultado notável, excelente, que deve ser festejado e valorizado.

O IGC-Índice Geral de Cursos é um “instrumento” de avaliação construído com base em média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada Instituição, levando-se em conta principalmente a avaliação do desempenho dos estudantes através dos exames ENADE e também avaliações realizadas com base em informações sobre corpo docente, projetos pedagógicos e infraestrutura geral das Instituições de Ensino Superior.

CURSOS DE PEDAGOGIA E ADMINISTRAÇÃO

O curso de Pedagogia, último curso avaliado da Faculdade REGES de Osvaldo Cruz neste último ciclo, obteve novamente importante destaque, alcançando o “Conceito 4” (CPC-Conceito Preliminar de Curso, 1 a 5), que também podemos considerar como “Conceito Geral do Enade”, pois tal conceito (ou nota) é originado da “nota pura” do exame ENADE, levando-se em consideração também o índice de desenvolvimento acadêmico dos estudantes ao longo do curso (IDD) e também detalhes como qualidade do corpo docente, do projeto pedagógico em execução e infraestrutura da Instituição de Ensino.

Atualmente é o curso de Pedagogia presencial melhor avaliado pelo MEC em toda a Região da “Nova Alta Paulista”, com corpo docente experiente e altamente qualificado, que também tem como destaque seus programas de estágio e programas especiais do Ministério da Educação, como o “Programa Residência Pedagógica”, que muito contribuem para a formação prática dos alunos em ambiente escolar, importante diferencial para início da vida profissional. Com tal nível de avaliação, esta “Nota 4”, o curso de Pedagogia da REGES de Osvaldo Cruz se firma como o mais relevante da Região, mesmo considerando outras Instituições tradicionais que também o oferecem. 

O curso de Administração, neste último ciclo do ENADE que foi concluído, também obteve o “Conceito 4” (CPC=4, referente a 2018), após o ótimo desempenho dos alunos na prova do ENADE e também demais avaliações positivas relacionadas ao curso. Para o 2º semestre é aguardado também a divulgação de excelente resultado quanto à última Prova do ENADE realizada, no final de 2022. Alunos e coordenação estão muito confiantes. 

CONCLUSÃO 

Tais resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados e os esforços empregados pelo professor José Gonzaga da Silva Neto, presidente da REGES - Rede Gonzaga de Ensino Superior, que sempre acreditou e continua acreditando no potencial de Osvaldo Cruz e toda a Região, exercendo importante liderança junto à Faculdade REGES, Instituição que sempre está de “portas abertas” a todos, promovendo ensino de qualidade e programas de auxílio financeiro que permitem que novos profissionais sejam entregues à sociedade regional todos os anos, contribuindo desta forma para o seu desenvolvimento constante.

Professor José Gonzaga da Silva Neto


Diretor Jayme Gonzaga da Silva Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.