terça-feira, 28 de junho de 2022

MASOQUISMO: A RELAÇÃO ENTRE A DOR E O PRAZER

O masoquismo é uma perversão definido pela obtenção de prazer sexual que se sente partir da dor e de sofrimento ou humilhação que o próprio indivíduo aplica a si mesmo ou a que se submete a ação de outra pessoa.

A dor é um estímulo físico de que algumas pessoas precisam para sentirem excitação sexual.  Apesar da dor o indivíduo sente bem-estar por causa da liberação de endorfinas.

O indivíduo masoquista envolve-se com frequência em atos de ser espancado, acorrentado, humilhado, atado, golpeado ou a sofrer de qualquer outra forma, transformando isso em satisfação sexual.

Os comportamentos associados ao transtorno do masoquismo sexual podem ser realizados sozinhos ou com um parceiro. Nos casos extremos, em que são provocadas como a diminuição do oxigênio no cérebro no momento do orgasmo, podem ocorrer mortes acidentais. O masoquismo é também uma forma de preferência sexual. Não existe nenhuma teoria que explique esse fenômeno masoquismo.

Depois dos atos o masoquista sofre de ansiedade grave, culpa pensamentos obsessivos e vergonha, mas isso não impede de repetí-lo em uma próxima oportunidade.

O diagnóstico de masoquismo é clínico pode ser feito por um psicólogo ou por um psiquiatra. O tratamento envolve medicações e terapias. Embora o termo tenha sido empregado na esfera sexual, ele também é utilizado para descrever pessoas que se permite em sofrer dificuldades, humilhações, desgraças em si próprias e sente prazer nisso. Esse é o masoquismo moral.

Existem comportamentos masoquistas leves que não causam perturbações e fazem parte do repertório do casal.

Cidinha Pascoaloto – Psicóloga - CRP 06/158174 Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) com foco no Luto, Depressão e Ansiedade Atendimento presencial e on-line, contato: 9 9725-6418



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.