sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

BATER EM CRIANÇA É UM ATO DE COVARDIA

As palmadas podem perder o efeito ao longo do tempo e a criança vai perdendo o medo e cada dia ela teme menos a agressão física. A tendência dos pais é bater mais e mais. Quando uma pessoa maior bate no menor é covardia. E quando um pai bate no filho criança ou adolescente é a maior das covardias.

As palmadas não eliminam os conflitos. Tem crianças que apanham e mesmo sentindo-se magoadas e amedrontadas, enfrentam os pais dizendo que a "palmada não doeu", e o que era apenas uma tapinha leve no bumbum, acaba virando uma tremenda surra. Palmadas são inúteis pois não faz a criança pensar. Será que um diálogo não resolveria? Usar de violência não é certo e principalmente quando existe desigualdade de força. Apanhar pode ser uma experiência traumática e a criança retira a credibilidade que depositou nos pais. Pais descontrolados fazem a criança desenvolver medos e mentir.

A criança que apanha pode desenvolver crenças de desvalor e sofrer na fase adulta. O diálogo é o melhor caminho pois a criança aprende o que pode fazer, e as palmadas ensinam o que ela não pode fazer. Portanto não educa.

Bater é não ter controle da situação e assinar atestado de burrice e de fracasso. Agora pensa: se umas simples palmadas podem trazer conseqüências nocivas, imagina aquelas surras que acabam virando uma verdadeira pancadaria. Vamos ver ao que pode acontecer com uma criança que apanha? Ela pode desenvolver autoestima negativa, comportamento agressivo, dificuldades de relacionamentos, infelicidade e retardamento mental. Você bate ou já bateu nos seus filhos? Porque que quando você estiver com vontade de baterem uma criança, você está descontrolado, e deve procurar ajuda de um profissional da saúde. Um psicólogo poderá te ajudar. Não bata no seu filho. Porque você é a pessoa indicada para proteger.

Cidinha Pascoaloto – Psicóloga - CRP 06/158174. Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) com foco no Luto, Depressão e Ansiedade Atendimento presencial e online, contato: (18) 9 9725-6418

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.