FUNDAÇÃO DRACENENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA

sábado, 25 de julho de 2020

EDUCAÇÃO MUNICIPAL É CONTEMPLADA COM PROJETO DE SAÚDE BUCAL

A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública e Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)/Faculdade de Odontologia de Araçatuba-SP (FOA), dará início ao projeto Sorriso Feliz Emergencial em Tempos de Pandemia: fortalecimento das ações de atenção primária à saúde bucal na primeiríssima e primeira infância.
A idealização é do professor Doutor Wilson Galhego Garcia, titular em Ciências Humanas e Sociais da FOA/Unesp que destaca essa iniciativa como ação muito relevante, visto que “as cáries são desordens na saúde das crianças com enormes custos e prejuízos, causadas fundamentalmente por falta de prevenção adequada que acarreta a saúde geral do indivíduo”.
Nesse sentido, o projeto é muito importante, pois devido a pandemia e com o distanciamento social, há a impossibilidade de realizar os cuidados bucais dos alunos da educação infantil nas escolas, sendo necessário que as famílias sejam orientadas para a efetivação dos cuidados bucais em suas residências.
Mesmo diante do ensino remoto, o objetivo desta ação é realizar a distribuição de kits para a saúde bucal e realizar formação com professores, gestores e profissionais da saúde, a fim de que o trabalho preventivo chegue até famílias, promovendo a disseminação de informações a respeito de orientações necessárias para os cuidados sobre saúde bucal.
São aproximadamente 4.100 kits que serão distribuídos e 400 profissionais estarão envolvidos nessa formação.
Para a secretária de Educação, professora Vanessa Redígolo Castilho, “esse projeto vem para agregar às iniciativas desenvolvidas sobre saúde bucal nas escolas municipais, fortalecendo a necessidade dos cuidados devidos junto aos docentes e demais professionais, de maneira que reflita positivamente nos hábitos familiares de nossos alunos”.
Vanessa salienta ainda, o agradecimento à estudante de Odontologia da FOA/Unesp de Araçatuba-SP, Beatriz Sartori Colman, integrando dessa proposta, junto à universidade, que contribuiu para que essa iniciativa fosse possível em nosso município. O prefeito Juliano Bertolini destaca que "novamente a educação municipal dracenense é destaque em mais um relevante projeto em prol aos estudantes, visto que o projeto está sendo desenvolvido em alguns municípios do estado de São Paulo, sendo Dracena uma das cidades contempladas".
O projeto já se estendeu para a fronteira com a Venezuela com o apoio da ACNUR-ONU e foi avaliado positivamente por pesquisa canadense.

A apresentação do projeto no gabinete municipal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.