O segundo
segmento, administrado até então pelo DER – Departamento de Estradas de
Rodagem, tem mais de 900 quilômetros de pistas: SP 284 – rodovias Homero Severo
Lins e Prefeito José Gigliardi; SP 293 - Lourenço Lozano; SP 294 – Comandante
João Ribeiro de Barros; SP 331 - Deputado Victor Maeda; SP 425 - Assis
Chateaubriand; SP 261 - Osni Mateus; SP 304 - Geraldo de Barros; SP 308 -
Rodovia Hermínio Petrim; SP 197 – Dr. Américo Piva e SP 191 – Wilson Finardi,
ligando municípios das regiões de Bauru, Marília e Presidente Prudente.
As
rodovias receberão investimentos que incluem 600 quilômetros de duplicações e
novas pistas. Também no cronograma está a instalação de faixas adicionais e
vias marginais, acostamentos, ciclovias, passarelas e dispositivos de acesso e
retorno. A manutenção de toda a malha com serviços de restauração do pavimento,
de conservação da faixa de domínio e de sinalização também integram o projeto.
Suporte ao motorista
O
usuário passa a contar também, em toda a extensão concedida, com auxílio
emergencial de guincho, resgate e informações sobre trânsito e rotas. O canal
de atendimento da Eixo SP é o 0800 178 998. Ao todo, nove bases do Serviço de
Atendimento ao Usuário (SAUs) estão em funcionamento nos municípios de São
Carlos, Itirapina (duas bases), Santa Gertrudes, Jaú, Boraceia, Bauru, Guarapuã
e Brotas. Outros 23 postos serão instalados com serviços de informação,
banheiros e bebedouros. Toda a extensão rodoviária será monitorada por câmeras
controladas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) que permitem identificar
qualquer ocorrência e acionar o apoio operacional. O contrato também prevê a
conexão wi-fi em toda a malha para que o motorista solicite atendimento da
Concessionária pelo dispositivo móvel.
Impulso
econômico
A extensão rodoviária abrange 62
municípios que serão beneficiados, ao longo do contrato, com o repasse de R$ 2
bilhões em ISS – Imposto Sobre Serviços. Estes recursos podem ser investidos em
áreas prioritárias de serviços públicos como educação, saúde e segurança
pública. “A Eixo SP assume a maior concessão rodoviária da história, um desafio
diante do atual cenário, pontual se considerado o período em que atuará,
perseverante no desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil. A
contribuição desta importante operação à economia é expressiva, em vista das
perspectivas de aquecimento das atividades econômicas regionais, estimuladas
pela infraestrutura rodoviária”, afirma Sergio Santillan, CEO da EIXO SP.
Logo
no início, a Eixo SP contratou mais de 2 mil colaboradores. A estimativa é de
mais 1,2 mil postos de trabalho gerados já no próximo ano, sem mencionar a
empregabilidade gerada com a mão de obra indireta, de empresas terceirizadas
para a execução de serviços de engenharia e fornecimento de produtos e insumos,
que irão contribuir com o aquecimento da economia regional.
Tarifa
reduzida
A inovação também é proporcionada do
ponto de vista econômico ao motorista que utiliza as rodovias sob gestão da
Eixo SP. A tarifa quilométrica nas praças de pedágio de Rio Claro e Itirapina,
na Washington Luís; e de Brotas, Dois Córregos e Jaú (SP 225) está 23% menor em
relação à praticada no contrato de concessão anterior deste trecho.
Conforme previsto na nova fase do
programa de concessões rodoviárias do estado, motocicletas entram na categoria
de pagamento de pedágio a partir de 4 de junho. Para motociclistas que optarem
pelo pagamento em pistas semiautomáticas, com o cartão de recarga pré-pago,
haverá desconto de 5% na passagem.
Os
motoristas que utilizam as pistas automáticas com as tags de operadoras também
têm o desconto percentual. Outra novidade no programa de concessões do governo
paulista, e no país, é que a Eixo SP é a primeira Concessionária a adotar o Desconto
de Usuário Frequente (DUF), que beneficia os motoristas que utilizam o trecho
rodoviário com mais frequência, principalmente moradores de pequenas cidades
que usam as rodovias para acessar a rede de comércio e serviços de municípios
vizinhos.
Informações da Letter Comunicação
A Eixo SP inicia operações nesta quinta-feira |
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