segunda-feira, 13 de abril de 2020

COLUNA DO PROFESSOR VALDIR ANDRÊO - 13 DE ABRIL



Pratique sem moderação

Hoje é 13 de abril, data em que se comemora o Dia Internacional do Beijo. Convenhamos, festejar a data é uma tarefa muito prazerosa e simples. Na antiguidade, o ato de carinho carregava consigo algumas crenças e também só era permitido entre pessoas da mesma classe social. Felizmente, com o passar do tempo, tão agradável prática democratizou-se.

Não era unanimidade

Em 1439, o rei Henrique VI vetou os beijos na Inglaterra para evitar a proliferação de doenças. Oliver Cromwell, no século XVII, proibiu que fossem dados beijos aos domingos, na Inglaterra. Os infratores eram condenados à prisão. Em 1909, um grupo de americanos que consideravam o contato dos lábios prejudicial à saúde criou a Liga Antibeijo.

E também gerou protestos

O filme “Adivinhe Quem Vem Para Jantar” causou furor por mostrar o relacionamento de um bem-sucedido médico afro-americano (Sidney Poitier) e uma garota branca da classe média alta (Katharine Houghton). Em uma das primeiras cenas do filme, os dois personagens beijam-se num táxi que pegam, quando saem do aeroporto. Anos depois, em 2007, a propaganda de trinta segundos da linha de relógios Time da companhia italiana Dolce & Gabbana mostra dois rapazes se beijando, provocando forte impacto, no mundo inteiro.

No mundo do além

Na trama da película “Ghost - Do outro lado da vida”, Sam Wheat (Patrick Swayze) morre num assalto e, mesmo assim, precisa proteger sua amada Molly (Demi Moore). Eles continuam tendo contato por meio de uma médium (Whoopi Goldberg) e - em uma cena icônica - ela [Molly] beija o espírito de seu falecido namorado. Um pouco aterrorizante, mas romântico.

Nos tempos da telona

Em 1942, o filme “Casablanca” emocionou audiências do mundo inteiro com a cena do beijo de despedida que o personagem de Rick (Humphrey Bogart) dá em Ilsa (Ingrid Bergman). Em “A um passo da eternidade”, a clássica sequência que mostra os personagens de Burt Lancaster e Deborah Kerr rolando na areia da praia em um beijo acalorado, até hoje se mantém como uma das mais românticas da história do cinema, sendo lembrada e parodiada por diversos outros filmes e séries.

Professor Valdir Andrêo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.