Os alunos dos cursos de Enfermagem,
Educação Física e Computação representaram a Faculdade Unifadra de Dracena no
16º Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC/SEMESP, o maior na
modalidade no país. O evento foi realizado em Guarulhos.
Acompanhados pelo professor Alessandro Fornari, os
alunos Ana Beatriz Lançoni Leandro, Sandra Maria Rondina, Joice Vieira Ferro de
Lisboa, Mariana Gonçalves Faria Lima, Renan Valero Freire e Vitor Scobin
compartilharam os resultados de seus trabalhos de iniciação científica. No
total, foram mais de dois mil trabalhos apresentados no evento em cinco áreas
do conhecimento: Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra,
Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e
Tecnologias.
O trabalho sobre o projeto “Respiration”, das alunas
Mariana Gonçalves Faria Lima e Carla Paulino Rozante, aplicado no Colégio
Anglo-CID em parceria com o curso de Educação Física da Unifadra, foi destaque
no site do SEMESP. O objetivo do estudo foi acompanhar o
efeito de um programa de relaxamento, o “Respiration”, para melhorar a
concentração de estudantes do ensino fundamental e médio com o uso de ginástica
laboral e um composto de exercícios de alongamento, aplicados em 34 pré-vestibulandos,
durante aproximadamente nove meses, com 15 minutos de duração cada aula.
O trabalho da aluna Ana Beatriz Lançoni Leandro, que
estudou como as práticas de Enfermagem podem contribuir para a recuperação de
pacientes portadores da “Síndrome de Giullain-Barré como complicação do
citomegalovírus”, foi tida como uma ideia criativa e inovadora pelo SEMESP.
De acordo com a diretora acadêmica da Unifadra,
Jaqueline Bergara Kuramoto, destacou que é importante a participação dos
estudantes em eventos como este. “Temos visto trabalhos de excelente nível
desenvolvidos pelos nossos alunos, e participar de eventos como o CONIC faz com
que eles tenham uma grandiosa troca de experiências para suas vidas
profissionais”, salientou Jaqueline Kuramoto.
O Congresso Nacional de Iniciação Científica é
realizado desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a
produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos
apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de
conhecimentos adquiridos. Para os professores-pesquisadores e para as próprias
Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao
engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica,
o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados
para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para
as IES um inestimável valor social e institucional.
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