FUNDAÇÃO DRACENENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

COLUNA BASTIDORES DA NOTÍCIA – 12 DE FEVEREIRO

CARNAVAL 2026 

Está começando o período de Carnaval, com eventos programados para Dracena, Panorama, Pauliceia e Tupi Paulista, principalmente. Dracena contará com o grupo Calangos do Oeste se apresentando no sábado e na segunda-feira. A ABD fará as matinês no domingo e na terça-feira. Haverá ainda acampamentos para jovens da Igreja Católica em Junqueirópolis e Rebanhão em Panorama. Faz tempo que não há baile de Carnaval por aqui.

O XTC ERA DESTAQUE

O Xadrez Tênis Clube fechou suas portas há 20 anos. As últimas promoções de Carnaval no tradicional clube foram bem simples, diferentemente das décadas anteriores, com memoráveis bailes para a sociedade dracenense e com muitos blocos formados pelos jovens nos anos de 1980 e 1990. O Carnaval da ABD cresceu com a inauguração do ginásio de esportes em 1992, depois permaneceram os bailes no salão e agora apenas as matinês.

MADUREIRA E UNIDOS DO BRÁS

Dracena teve duas experiências com projetos de escolas de samba, mas que não evoluíram com o tempo. O batuque do Clube Madureira da Vila Barros saiu na avenida uma vez. Depois, surgiu o Unidos do Brás, tendo como puxador de samba o saudoso Joaquim Tangará. Numa época distante a Prefeitura colocou trio elétrico na avenida e levou rei momo, rainha e princesas de Kombi para percorrer os bailes no XTC, ABD, Adec, Galpão da Fapidra e CSU (Carnaval Popular). Foi uma época em que o Carnaval era destaque na Cidade Milagre.

RECORDISTA NO CARNAVAL

O juiz de casamentos Celso Cardoso de Souza realizou o primeiro Carnaval de Dracena em 1954. A promoção ocorreu na esquina das Avenidas Presidente Roosevelt e José Bonifácio, onde havia a Rádio Clube, que contava com auditório. Celso trabalhou em 46 Carnavais, passando por XTC, ABD e Adec.

FAMÍLIA BEIRIGO

Durante a semana os dracenenses foram informados do falecimento da professora aposentada Alice Felca Beirigo, em Americana. Dona Alice trabalhou em várias escolas, incluindo o Grupo João Vendramini, que ficava perto de sua residência. O marido Wilson Beirigo era bancário e presidiu a ABD. A filha Elaine chegou a concorrer ao cargo de vice-prefeita mirim na chapa com Juliano Bertolini nos anos 1990. Elaine tem Cristiane como sua irmã gêmea. A família toda está em Americana. Sentimentos a todos.

FESTAS PELA REGIÃO

Ouro Verde fará aniversário em março e organiza sua tradicional Festa do Peão. O prefeito Julião e o vice Wanderley Alcântara estão se destacando pela realização de grandes eventos na vizinha cidade. Foi assim no Réveillon. Um conhecido frequentador de rodeios da região comentou que já adquiriu seu camarote para a promoção de Ouro Verde e não sabe nada sobre a Fapidra se será realizada ou não em julho.

CLÁUDIO JOSÉ PASQUALETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.