FUNDAÇÃO DRACENENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

ENTRE A AMIZADE E O SOFRIMENTO: UM OLHAR COMPORTAMENTAL SOBRE RELAÇÕES TÓXICAS



Nem toda amizade faz bem. Algumas relações que deveriam promover apoio e bem-estar, acabam gerando sofrimentos e inseguranças. Esse tipo de amizade geralmente começa de maneira positiva e vai causando desconforto ao longo do tempo. Surge então o desequilíbrio na reciprocidade você sempre ajuda, mais do que recebe. O amigo aparece apenas quando precisa de algo, mas está constantemente ausente nos momentos em que você necessita de apoio. 

Esse comportamento imprevisível faz com que a pessoa continue tentando agradar em busca de uma recompensa emocional que nem sempre vem. Romper com esse padrão exige autoconhecimento, habilidades sociais e em muitos casos apoio terapêutico, para reconstruir uma forma mais saudável de se relacionar. 

Aprender a dizer “não”, fortalecer a autoestima e reconhecer os próprios limites são passos essenciais para cultivar amizades baseadas em respeito e reciprocidade. Romper com uma relação tóxica não é perda, é um ato de autocuidado e libertação emocional. 

Mas como romper com uma amizade tóxica? Para se afastar é importante reconhecer que a amizade não é saudável e que te incomoda, e não acrescenta nada além de te angustiar. É importante reconhecer os sinais de toxidade e se afastar fazendo uma autoavaliação de como essa amizade é prejudicial principalmente se houver chantagens emocionais que afeta seu bem-estar. Defina limites com cuidado para não ofender e comunique os limites com firmeza. 

Reduza os encontros e se necessário converse abertamente sobre o que você sente em relação a essa amizade. Uma amizade tóxica geralmente envolve manipulação, críticas constantes, desvalorização, causa mal-estar e te diminui. 

Eliminar amizades abusivas é saudável, e pode levar a uma vida mais equilibrada e leve.  

Cidinha Pascoaloto – Psicóloga (CRP 06/158174) 

📞 (18) 99725-6418 

www.facebook.com/cidinha.pascoaloto

Cidinha Pascoaloto (@cidinhapsicologa) • Fotos e vídeos do Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.