O delírio é um estado mental caracterizado por uma alteração no conteúdo do pensamento, da inteligência e da consciência. É uma condição psiquiátrica que exige atenção pois envolve uma alteração importante na forma como a pessoa percebe a realidade.
Não existe uma causa exata para o delírio, sabe-se que o seu surgimento está relacionado a alterações genéticas, pois é mais comum entre pessoas da mesma família. Também existem outros fatores que aumentam o risco de apresentar delírios, uso de drogas, medicamentos, traumatismo craniano, estresse agudo, infecções ou experiências psicológicas negativas. Ele também pode ser confundido com outras doenças psiquiatras.
Existem vários tipos de delírio os dois delírios principais são: o de perseguição e o delírio de grandeza. No delírio de perseguição o paciente acredita que está sendo perseguido por inimigos que estão querendo envenenar, matar, difamar ou que querem fazer mal mesmo que isso não seja verdade.
Enquanto o delírio de grandeza a pessoa acredita ser superior às outras pessoas como ter cargos importantíssimos, por ter habilidades fantásticas, ter superpoderes, ser Deus ou presidente da república é difícil diferenciar a imaginação da realidade.
Essas ideias são pensamentos passageiros e causam sofrimentos em várias esferas da vida do indivíduo. Os delírios podem surgir em diferentes contextos. Em muitos casos, estão associados a transtornos mentais como: esquizofrenia, transtorno delirante persistente, transtorno bipolar (em fases de mania) demências, abuso de substâncias químicas que alteram a função cerebral.
Além disso, situações de estresse crônico, dormir pouco, traumas emocionais e até doenças neurológicas podem contribuir para o surgimento de delírios. É fundamental compreender que o delírio não é “frescura” nem “falta de lucidez”. Ele é um sintoma de sofrimento psíquico e requer cuidado. O tratamento geralmente envolve acompanhamento psicológico e psiquiátrico, com uso de medicamentos e terapias comportamental.
Cidinha Pascoaloto-Psicóloga, CRP 06/158174. Presencial e online 📞 (18) 9 9725-6418

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.