REAL MÓVEIS ELETRO DRACENA

terça-feira, 3 de junho de 2025

MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA DE ALTO CUSTO PODEM SER RETIRADOS NO PERÍODO NOTURNO

A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, informa que desde segunda-feira até o dia 10 deste mês, o paciente que faz o uso contínuo de medicamento de alto custo tem a opção de retirá-lo em horário alternativo.


A Farmácia de Alto Custo, que fica localizada no Centro de Saúde I (Postão), funcionará no horário das 7h às 20h. Todo mês, o paciente que precisa retirar o medicamento entre os dias 1 e 10, conseguirá se planejar melhor com o horário estendido.

Anteriormente, conforme a Secretaria de Saúde e Higiene Pública, o horário era das 7h às 16h30.

Com a opção do horário estendido, a secretaria estima um fluxo mais rápido nos atendimentos, facilitando a vida dos pacientes que não tem uma alternativa para ir retirar os medicamentos.

De acordo com a Secretaria de Saúde e Higiene Pública, são 3.100 pessoas que retiram o medicamento de alto custo de forma gratuito.

Ainda conforme a Secretaria, no último mês, 245 pacientes não foram retirar os medicamentos.

Quando a pessoa não retira o medicamento, ele acaba sendo devolvido para o Departamento Regional de Saúde (DRS-XI) de Presidente Prudente.

O medicamento de alto custo é da responsabilidade do Estado ou do Governo Federal fazer a compra e entregar para os Departamentos Regionais de Saúde (DRSs), por hora, distribuírem para os municípios.

Neste mês de junho, o Estado alegou que sete medicamentos não serão entregues dentro do período que os pacientes costumam a retirar, sendo eles: Acitretina 10mg (1ª quinzena de junho); Clobazam 20mg (descontinuação temporária pelo fabricante); Danazol 200mg (descontinuação temporária); Levetiracetam 250mg (sem previsão) e Levetiracetam 100mg/ml (aguardando previsão de entrega); Memantina 10mg (processo para aquisição); Risanquizumabe (sem previsão e Rivastigmina de 18mg (aguardando previsão de entrega) e Rivastigmina 6mg (processo para aquisição) e Risperidona 3mg (1ª quinzena de junho).
 
Alto custo
A pessoa que possui uma doença crônica e precisa tomar medicamento por um determinado período ou pelo resto da vida, deve solicitar um formulário na Secretaria de Saúde e, junto ao seu médico, preenchê-lo e devolver junto com a receita do medicamento, exames clínicos, além das cópias dos documentos pessoais.
Após esse procedimento, toda a documentação é encaminhada para a farmácia do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente para avaliação e aprovação pelo médico auditor.

O prazo da resposta é em torno de 60 dias para a pessoa obter o medicamento de alto custo de forma gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.