A dromomania é um transtorno psicológico por um desejo compulsivo e incontrolável de fazer viagens constantemente. Essas pessoas sentem compulsão extrema de viajar sem destinos e sem objetivos e podem passar longos períodos longe de casa, deixando responsabilidades e compromissos sociais e profissionais.
Essa Síndrome é rara e difícil de ser diagnosticada e pouco compreendida, mas alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento desse transtorno. Ele não tem o desejo de explorar novos lugares, mas sim à compulsão constante de se afastar, de escapar de situações desconfortáveis ou até mesmo de uma realidade que não lhes agrada. É fuga mesmo.
A falta de um objetivo claro ao viajar é uma característica marcante desse comportamento, já que as viagens são feitas sem um planejamento ou qualquer noção de prazo. Quando a pessoa com a síndrome retorna da viagem ela se sente insatisfeita, e logo outra viagem é planejada.
O comportamento de viagem constante pode levar a problemas nas relações pessoais, podendo prejudicar as habilidades de cumprir com obrigações diárias.
Esse distúrbio pode ter como causa fatores genéticos, bioquímicos e ambientais. Ele pode estar relacionado com distúrbio psicológico como transtorno de personalidade, depressão e ansiedade.
O desejo de viajar para novos lugares seja comum e saudável, ele pode trazer experiências enriquecedoras, aventuras, emoções, novidades e novos conhecimentos.
Mas, quando o desejo de viajar se torna uma compulsão, a dromomania pode levar o indivíduo a ter grandes impactos negativos na vida. A pessoa pode ficar com dívidas, dificuldades financeiras, não conseguir estabelecer uma carreira profissional, ficar sem vínculos afetivos e corre riscos de acidentes.
Se você ou alguém
que você conhece estiver enfrentando dificuldades relacionadas a comportamentos
de viagens é recomendado buscar ajuda profissional.
Cidinha Pascoaloto - Psicóloga, com foco no luto CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 9 9725-6418.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.