O medo de agulha é conhecido como Tripanofobia, esse medo está relacionado ao medo irracional de objetos pontudos. Ela pode ter início na infância, mas a Tripanofobia também pode desenvolver-se na idade adulta.
As pessoas com essa fobia ficam muito ansiosas e tem medo e desespero de ficar perto de qualquer objeto pontiagudo, como agulhas e seringas, seja para tirar sangue ou tomar injeçãoe qualquer procedimento médico que envolva esses elementos.
Esse medo é comum e afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. O medo pode incluir lápis, canetas, alfinetes, tesouras, facas e outros itens domésticos comuns. A causa pode estar relacionada a experiências passadas que foram negativas que pode desencadear um medo duradouro, por isso é comum aparecer na idade adulta.
Algumas pessoas sentem apenas um leve desconforto, outras podem ter fobia incapacitante que interfere na sua saúde e bem-estar. Esse medo pode estar relacionado a sensibilidade à dor ou até fatores genéticos. Pessoas com familiares que tem medo de agulhas são mais propensas a desenvolver Tripanofobia.
Os sintomas do medo de agulhas variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem: Ansiedade intensa ao pensar em injeções, náusea ou tontura antes ou durante o procedimento, aceleração dos batimentos cardíacos, suor excessivo ou calafrios e desmaios em casos extremos.Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento dessa fobia.
O medo de agulhas pode ter consequências significativas, especialmente quando impede o indivíduo de buscar cuidados médicos essenciais, como vacinas, exames de sangue ou tratamentos intramusculares.
Mas, existem tratamentos eficazes para, como terapias comportamental, exposição gradual, relaxamento, e até medicamentos ansiolíticos.
Avise seu médico sobre seu medo de agulhas para que ele possa te oferecer apoio.Ter um amigo ou um familiar presente no momento pode proporcionar mais tranquilidade e conforto para o paciente.
Cidinha Pascoaloto - Psicóloga, CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 9 9725-6418.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.