Os Grupos de Vigilância Sanitária de Presidente Prudente de Presidente Venceslau, que abrangem um total de 45 municípios, somaram neste ano 1.997 pessoas picadas por escorpiões.
Os dados estatísticos referentes a ataques por animais peçonhentos de janeiro a 16 de setembro, divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, indicam que 873 casos foram catalogados na região de Presidente Prudente e 1.124 na área de Presidente Venceslau, que abrange Dracena, o que demonstra uma média diária de 7,6 ataques de escorpiões. Em 2024, não ocorreram óbitos relacionados aos registros.
Tendo em vista um aumento de 13% nos casos de acidentes com escorpiões, entre eles, o amarelo, principal espécie que causa casos graves em todo o território paulista de 2022 para 2023, a Secretaria da Saúde lançou em 2024 uma ferramenta online para facilitar a localização e identificação dos 220 pontos de atendimento soroterápico para vítimas de ataques de escorpião, aranha, serpente e lagartas. O mapa interativo, desenvolvido pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), fornece as informações necessárias para buscar ajuda em emergências, sobretudo no período quente e chuvoso, época em que este tipo de ocorrência mais acontece. O endereço para acesso é o cievs.saude.sp.gov.br/soro.
https://www.imparcial.com.br/noticias/regiao-soma-1-997-ataques-de-escorpioes-neste-ano,68972
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.