sábado, 5 de outubro de 2024

COLUNA BASTIDORES DA NOTÍCIA – 5 DE OUTUBRO

 

DIA MOVIMENTADO 

Finalmente, chegou o último dia da campanha eleitoral mais agitada dos últimos 20 anos. Foi relativamente curta em tempo, mas quente nas redes sociais e na troca de acusações e há pessoas que não aceitam fazer apostas, alegando que não conseguem prever o resultado. Se vai ser embolada ou com folga só as urnas dirão.

SEM PESQUISA

Nesta sexta-feira, a juíza eleitoral Aline Tabuchi da Silva concedeu liminar suspendendo a divulgação da segunda e última pesquisa em Dracena. Havia previsão da pesquisa ser divulgada neste sábado, através de Clayton de Jesus Alves Ltda/Instituto Vox América Latina, sob o número SP – 05968-2024. Será que alguém viu o resultado? A divulgação é proibida, com multa diária de R$ 5 mil.

COMPARAÇÃO DE COMÍCIOS

A coisa está tão quente que as pessoas chegam a ‘brigar’ nas redes sociais sobre o resultado dos comícios de quinta-feira. Na verdade, comícios foram bons no passado, quando os shows atraíam multidões. O Bastidores da Notícia publicou quatro fotos de cada comício e cada um analise como quiser. Existe aquela máxima do futebol: “treino é treino, jogo é jogo”. O que vale é voto na urna.

NADA DE SANTINHOS NAS RUAS

Não importa se o candidato tiver apenas um santinho ou 100 jogados na rua, pois poderá ser multado. Então, candidatos e assessores passem pelos locais de votação cedinho para evitar punições. Recolham o que estiver pelo chão. Numa eleição passada um candidato foi multado em R$ 8 mil, mesmo com apenas um folhetinho jogado na via pública. Os eleitores podem levar a conhecida colinha para votar, mas não devem jogá-la na rua para não prejudicar o candidato.

TABUS A SEREM QUEBRADOS OU MANTIDOS

Tabus foram feitos para serem quebrados, porém na política de Dracena algumas situações persistem há anos. Tudo pode mudar ou não neste domingo. O último prefeito reeleito foi Júnior Stelato em 2004, com diferença de 691 votos em relação à ex-primeira-dama Marizilda Grando. André Lemos busca ser o segundo reeleito em 20 anos. 

DESDE 1988

O último presidente da Câmara do segundo biênio reeleito como vereador para o mandato seguinte foi Mário Alves da Silva na eleição de 1988. Está aí o desafio para o atual presidente Danilo Ledo dos Santos, que enfrenta uma disputa forte pela reeleição no União Brasil.

CLÁUDIO JOSÉ PASQUALETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.