sábado, 12 de outubro de 2024

COLUNA BASTIDORES DA NOTÍCIA – 12 DE OUTUBRO

 

POLÍTICA AINDA AGITADA

Diferentemente de outras eleições, a primeira semana após a votação de 6 de outubro foi muito agitada, principalmente pela declarações dadas pelo prefeito André Lemos em pelo menos duas entrevistas (TOP TV e TV IN). André fez avaliações do seu bom mandato e da recente eleição, criticou a prefeita eleita Geni Lobo e os ex-prefeitos que estiveram com ela, bem como o promotor Antonio Simini Júnior. Não poupou a Santa Casa e a EMDAEP. Também anunciou cortes de despesas, inclusive atingindo o Dracena Moto Festival, que em cima da hora teve que se reorganizar financeiramente. Na segunda-feira, às 12h10, o prefeito falará na Liberal FM.

PREFEITA SÓ AGRADECE

A prefeita eleita Geni Lobo passou pela TOP TV, Liberal FM, TV Fronteira, página do Missias Moura e Portal ‘Alta Paulista Já’ e mais agradeceu a votação do que outra coisa. Não rebateu críticas e deu poucas dicas sobre o futuro governo municipal. André Lemos e Geni Lobo ainda não se falaram depois da eleição. O prefeito disse na entrevista que a transição será no final e que fará como se vendesse um carro: “lava, encera e entrega”. Comentou ainda que assessoria contratada pela Prefeitura está elaborando a transição, sem fixar prazo.

GRUPO DOS 7 SE REÚNE

Os sete vereadores da futura bancada de oposição na Câmara se reuniram. Por enquanto, eles estão falando a mesma língua e tudo indica que Danilo Ledo poderá ser eleito (ou reeleito) como presidente da Câmara. Nenhum outro vereador do grupo se colocou à disposição para disputar a presidência. No lado da situação são seis vereadores, com número insuficiente para eleger a mesa diretora e comissões. Depois de muito tempo o governo municipal terá minoria no Legislativo. O fato novo foi a manifestação de Gilberto Kassab (presidente nacional do PSD) em apoio a Geni Lobo e Jaime Nakano. Hoje, o PSD está na bancada de oposição, com Rodrigo  Castilho. O voto do PSD será decisivo para a escolha do presidente. 

ZERO VOTO

Pela região, em duas cidades houve candidatas que não receberam nenhum voto. Foram os casos de Fabiana Peres do Mobiliza de Ouro Verde e Maria Luiza Lima do União Brasil de Santa Mercedes. Anderson Neguin (União Brasil) de Junqueirópolis recebeu a maior votação regional de todos os tempos (1.963 votos). Por outro lado, Sofia Rodrigues dos Santos (PSD) deixará de ter mandato em Junqueriópolis após várias décadas, ficando como suplente. Em Nova Guataporanga, a atual vice-prefeita e ex-prefeita Cleony Pupo de Menezes não se elegeu como vereadora.

SITUAÇÃO DE PANORAMA

Ito, o prefeito eleito de Panorama, perdeu recurso em São Paulo e vai buscar análise em Brasília para tentar manter seu registro de candidato e os votos que recebeu. Se Brasília demorar, Ito pode até tomar posse. Caso contrário existe possibilidade de nova eleição. Existe até a chance do presidente da Câmara a ser eleito em 1º de janeiro tomar posse na Prefeitura até que novo pleito seja realizado. A política de Panorama é sempre agitada. A eleição por lá foi decida por apenas 35 votos.

CHAPOLIM VENCEU

Ermeson Rodrigues, o Chapolim do Panorama Notícias, foi eleito vereador em sua terceira tentativa. Já em Dracena, alguns metidos a repórteres de Internet e influencers digitais passaram vergonha com votação baixíssima.

CLÁUDIO JOSÉ PASQUALETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.