quarta-feira, 18 de setembro de 2024

CANDIDATO DE TUPI PAULISTA INOVA AO CRIAR ‘SANTINHO’ BIODEGRADÁVEL

O candidato a vereador Adriano Fabbro, que concorre pelo PRD em Tupi Paulista, inovou a forma de fazer campanha e tem chamado a atenção dos eleitores utilizando ‘santinhos’ de papel reciclado e biodegradável e que podem ser plantados, para cultivo de hortaliças, flores ou temperos.

Adriano Fabbro é pioneiro ao adotar a ideia de dar um destino útil aos ‘santinhos’ que geralmente eram jogados nas ruas, criando diversos problemas ao meio ambiente, além de sujeira nas vias públicas.

Para Adriano “é preciso fazer uma política diferente e isso começa na escolha por desenvolver uma campanha comprometida em diminuir a quantidade de lixo e com divulgação mais digital. Além disso, o papel biodegradável é uma alternativa ambiental correta, também tem um cunho social muito importante”.

O candidato a vereador diz ainda: “o nosso santinho também é muito especial pra mim porque sabemos que Tupi Paulista sofre com fortes enxurradas e várias ruas da cidade ficam inundadas e sabemos que em época de política muitos materiais de campanha vão parar em bueiros, ruas e calçadas, pensando nisso nosso material de decompõe em contato com a água e ainda surge uma planta. A propaganda eleitoral não causa apenas aborrecimento para muitas pessoas. Ela também agride o meio ambiente”.

Como o material foi feito com fibras de celulose, que são biodegradáveis no solo e as tintas sustentáveis e à base de água, assim o ‘santinho’ se desfaz quando você molha o papel para plantá-lo sem prejudicar a terra.

No último levantamento feito pelo TSE, para cada tonelada de papel produzido são consumidos aproximadamente 20 árvores e 100 mil litros de água. Em período de campanha política isso pode resultar na derrubada de mais de 600 mil árvores e o consumo de mais de 3 bilhões de litros de água no país para a produção desse material.

A atitude do candidato foi bem vista pela sociedade. Em cada “santinho”, além da foto do candidato e o número para o voto, aparece a explicação de como usar o papel: ‘semear, regar e cultivar’. “Assim além de contribuir com a educação ambiental, buscamos estratégias para ações de sustentabilidade”, afirma Adriano. 

“Então, só a atitude de não jogarmos o papel nas vias públicas é gratificante para todos no sentido de saber que fiz algo que realmente vai ser bom para nossa Tupi Paulista e o meio ambiente”, finaliza o candidato Adriano Fabbro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.