domingo, 14 de abril de 2024

VIGILÂNCIA SANITÁRIA ALERTA PARA GOLPES CONTRA FARMÁCIAS

A Vigilância Sanitária alerta sobre um golpe que vem sendo registrado nas farmácias. Ligam nos estabelecimentos e se passam pela Vigilância Sanitária, dizendo que há uma denúncia que no local não há o álcool em gel.  O atendente da farmácia atesta que existe e então pedem que mande uma foto via WhatsApp, o que confirma o atendente. 

A partir de então, existe uma troca de informação e o atendente aceita um pedido da pessoa que liga, para que permita algum comando ou outro mecanismo que eles estão solicitando para acesso ao seu celular.  Ao atender este pedido, o empresário ou atendente, deram o acesso para os contatos que existe no celular da empresa, hackeando todos os contatos existentes.

Com os contatos, se passam pela farmácia e, com promoções que a farmácia não fez, conseguem acesso ao celular do cliente, o que em Presidente Venceslau já causou prejuízo.

Lembrando que ao atender ao telefone, fique atento: não sendo pessoa conhecida e que passa informações que precisa de confirmação sua, principalmente pessoais, bancárias ou da sua empresa, já há motivo para ficar em alerta. 

Muitos empresários neste momento, desligam o telefone ou, conseguem dialogar para tirar mais informações e, logo em seguida, ligam para a polícia pelo 190.  Na dúvida sobre o contato, o melhor caminho é: desligar a ligação. 

Sobre informações bancárias, ligue para o seu gerente ou mesmo no banco onde você possui conta, sendo fora de horário bancário, atrás do seu cartão do banco tem o número 0800, ligue o mais breve possível. 

Denúncia como esta da Vigilância Sanitária ou de qualquer outro órgão, não deve ser considerada, pois as notificações geralmente são feitas por escrito e não via telefone.

https://www.dracena.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/111511/vigilancia-sanitaria-alerta-para-golpes-em-farmacias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.