quinta-feira, 25 de abril de 2024

FCAT/UNESP CONFIRMA NOVA EDIÇÃO DO PINT OF SCIENCE

O Pint of Science 2024 já tem suas datas e locais definidos para Dracena. Nos dias 14 e 15 de maio, a Cidade Milagre fará parte do festival internacional, que começou na Inglaterra em 2012 e no Brasil em 2015.

A iniciativa reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do Festival Pint of Science, que ocorre simultaneamente em mais de 25 países.

Em Dracena, a iniciativa é coordenada pelos professores Paulo Renato Matos Lopes e Jaqueline Dalbello Biller, ambos da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp - Câmpus de Dracena. Neste ano, a organização local conta com a parceria da Rede Gonzaga de Ensino Superior - REGES Dracena. 

O professor Fábio Ermínio Mingatto (FCAT Unesp/Dracena) estará no Carvão e Brasa no dia 14 de maio, com o tema “Além da Energia: Explorando os Segredos da Mitocôndria”.

O cronograma prevê ainda a palestra da professora Gláucia Elaine da Costa (REGES/Dracena) no dia 15 de maio, no Choppin, entre as 19h e 22h.

Glaucia conduzirá discussões sobre o tema “Regulação das redes sociais: desafios e possibilidades”.

Um pouco da história do evento 

De acordo com o site oficial do evento, em 2012, Michael Motskin e Praveen Paul, dois neurocientistas do Imperial College London, no Reino Unido, começaram e organizaram um evento chamado ‘Meet the Researchers’. A ideia era convidar pessoas afetadas por Parkinson, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas para conhecer o laboratório em que eles trabalhavam e mostrar a estas pessoas o tipo de pesquisa que estavam sendo realizadas. 

Foi uma inspiração para visitantes e pesquisadores. Eles pensaram que se as pessoas querem ir aos laboratórios para encontrar cientistas, por que não levar os cientistas para as pessoas? E assim nasceu Pint of Science. Em maio de 2013, eles realizaram o primeiro festival Pint of Science em apenas três cidades do Reino Unido. Ele rapidamente decolou em todo o mundo e agora acontece em 26 países. 

Por: Renan Buchini STAEPE/FCAT Unesp



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.