quinta-feira, 11 de abril de 2024

COLUNA BASTIDORES DA NOTÍCIA – 11 DE ABRIL

 

LULA POR PERTO 

Nesta sexta-feira, às 10 horas, Lula visitará a fábrica da JBS em Campo Grande/MS. Tem petista da região querendo acompanhar a visita para conseguir algum vídeo de apoio para as eleições municipais. 

AGORA É AVALIAR 

Passada a tensão das filiações, surge a informação que alguns políticos da terrinha entraram em partidos por São Paulo e ainda precisam montar as comissões provisórias, que não aparecem no site do TSE. Há liderança que ainda omite em qual partido ingressou como se isso fizesse alguma diferença nesta altura do campeonato. 

LUTA GIGANTE 

Dracena vai presenciar uma das maiores disputas pelas 13 vagas na Câmara Municipal, com o limite de 280 candidatos em 20 partidos diferentes. Desta vez está sobrando pré-candidato para preencher as 14 vagas por sigla. É o efeito de subir o subsídio de vereador para o próximo mandato para R$ 9.300,00. Quem votou favorável na Câmara avalia que deu um tiro no pé, pois aumentou a concorrência de forma extraordinária e pode ficar de fora da próxima Legislatura. 

QUEM SAI NA FRENTE 

Dentre os 20 partidos, a metade possui grupos com mais possibilidade de voto para atingir o coeficiente que pode ficar entre 1.800 e 2.000 votos. Isso numa avaliação preliminar dos nomes. Entram na lista Republicanos, PL, PSD, União Brasil, Podemos, PSDB, PRTB, PMB, PP e MDB. Os demais partidos precisam acelerar o trabalho para não correr riscos de ficar de fora da Câmara, são eles Novo, PRD, Avante, PDT, PSB, PT, PV, Solidariedade, Mobiliza 33 e PSOL. Vários partidos vão conseguir uma cadeira. Poucos chegarão a dois vereadores. Há siglas que podem ser apenas coadjuvantes na eleição e nem sequer divulgaram ainda quem são seus pré-candidatos para a população ir conhecendo. 

MULHERES NA POLÍTICA 

Desta vez, pelo menos 100 mulheres devem disputar as vagas no Legislativo dracenense. Serão de cinco a seis nomes por partido. Nilza Moura, que foi vereadora entre 1977 e 1983, volta a participar da política local depois de quatro décadas. Na história de Dracena a Câmara nunca teve mais do que três mulheres na Câmara ao mesmo tempo. 

CLÁUDIO JOSÉ PASQUALETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.