A chantagem emocional é o comportamento imoral,que se baseia na manipulação das emoções de uma pessoa para obter vantagens controle e poder sobre ela.A chantagem emocional pode acontecer tanto na amizade quanto no contexto familiar, no relacionamento amoroso ou pode vir até do chefe.
O chantagista sempre tem um objetivo de fazer a pessoa satisfazer seus desejos através de ameaças ou por pressão.
A chantagem é um tipo de controle que o chantagista faz sobre outra pessoa de forma a limitar a liberdade da vítima se ela não atender o seu pedido. Vou citar alguns exemplos sobre a chantagem: faço tudo por você se você me deixar eu me mato, vou fazer você sofrer, você vai se arrepender, depois de tudo o que fiz por você, é assim que você me trata? Esse abuso emocional pode ser prejudicial para a saúde mental e no bem-estar da pessoa que está sendo alvo.
Os impactos da chantagem emocional podem ser devastadores, gerando medo, sentimento de culpa, insegurança, ansiedade, baixa autoestima, obrigação, e até mesmo depressão. O chantagista sabe exatamente os pontos fracos da vítima.
Eles são estressantes, mudam de assunto e de estratégia para confundir a vítima até ela ficar indecisa, incomodada e incapacitada para tomar decisões.
As características do manipulador são bem visíveis, se autoelogia, sempre tem razão, dominam a conversa, pouco flexível, falam mais e ouvem pouco, não gostam de ouvir conselhos, tem mudanças de humor constante, anulam a opinião dos outros, são egoístas ao extremo, tem o hábito de prometer recompensas para conseguir algo ou então fazem ameaças. Desejam anular a opinião do outros, fazendo com que apenas a sua seja válida e verdadeira.A terapia comportamental é um excelente recurso para ajudar a vítima a reconhecer seus limites e fortalecer sua confiança e aprender a estabelecer relacionamentos saudáveis baseado no respeito mútuo.
Cidinha Pascoaloto - Psicóloga, com foco no luto CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418
.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.