terça-feira, 21 de novembro de 2023

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ANUNCIA MUDANÇAS PARA 2024

Em resposta à demanda de estudantes e professores, a Secretaria da Educação informa que vai ampliar em 60% o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa e em 70% à matemática do ensino médio a partir de 2024, além de incluir aulas de geografia, história e física na 3ª série do ensino médio.

Outra novidade prevista para o próximo ano letivo é a inclusão de aulas de educação financeira para estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio.

A pasta aponta que, este ano, o governo do Estado de São Paulo, a partir da escuta realizada com estudantes e profissionais da educação, optou por simplificar a oferta de itinerários formativos do ensino médio — de 12 para três itinerários formativos, incluindo o ensino técnico — e ampliar a carga horária das disciplinas de matemática, língua portuguesa, física, geografia e história.

Para o aprendizado de língua portuguesa, a carga horária será alterada da seguinte forma: na 3ª série, será ampliada de duas para três aulas de língua portuguesa e outras duas de redação e leitura; na 2ª série, além das três aulas semanais, os estudantes terão outras duas aulas de redação e leitura; e na 1ª série do ensino médio, atualmente são cinco aulas semanais destinadas a essas aulas, ao passo que, a partir de 2024, serão seis aulas semanais, contando com quatro específicas de língua portuguesa e duas de redação e leitura.

Para o aprendizado de matemática, a carga horária será ampliada da seguinte maneira: na 3ª série, os estudantes passam a ter três aulas de matemática (ante a duas oferecidas em 2023) e outras duas aulas de educação financeira; na 2ª série, serão mantidas as atuais três aulas, mais duas aulas de educação financeira; e na 1ª série do ensino médio, serão cinco aulas de matemática e duas de educação financeira.

As disciplinas de física, geografia e história serão reintegradas à matriz curricular da 3ª série do ensino médio com duas aulas na semana para cada disciplina, em resposta à demanda de estudantes e professores da rede.

Além de duas aulas para cada série do ensino médio, estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental também terão uma nova disciplina para complementar a aprendizagem de matemática: as aulas de educação financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.