A brontofobia é o transtorno de ansiedade que está relacionado ao medo fóbico, excessivo e incontrolável e involuntário de tempestades, raios e trovões que pode causar ansiedade, pânico, taquicardia, suor, tremores, náuseas e até desmaios em algumas pessoas. As mudanças climáticas são acontecimentos da natureza que as pessoas enfrentam de maneira negativa.
As pessoas que têm brontofobia têm medo exagerado e irracional das mudanças climáticas e como consequência desenvolvem uma resposta de ansiedade todas as vezes que são expostas a tempestades. A brontofobia em geral se desenvolve na infância e pode afetar também pessoas adultas.
Esse medo pode ser desencadeado por experiências traumáticas, como, presenciar um incêndio causado por um relâmpago, ou ouvir histórias assustadoras sobre tempestades ou de alguém que foi atingido por um raio. A brontofobia pode afetar a qualidade de vida das pessoas, impedindo-as de sair de casa, viajar, trabalhar ou estudar em dias de chuva ou com previsão de tempestade.
Se esse medo não for tratado corretamente pode se intensificar e até se tornar uma fobia na fase adulta e desencadear alguns transtornos psicológicos como ataques de pânico, ansiedade generalizada, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, entre outros.
As características da brontofobia são muito claras quando a pessoa sente sensação de terror, pânico, ansiedade e perturbação diante de um tempo de chuva. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e se apresenta em três categorias, sintomas físicos, cognitivo e comportamentais.
Os sintomas físicos incluem aumento da frequência cardíaca, respiração alterada, falta de ar, tensão muscular, diarreia, entre outras. Nos sintomas cognitivos os pensamentos podem ser catastróficos, ideias desagradáveis e medo de perder o controle e irritabilidade.
O tratamento inclui terapias com psicólogo da área comportamental. A pessoa fóbica tem comportamento de fuga diante da situação ameaçadora. Técnica de relaxamento pode ser uma grande ajuda no tratamento e ajudar a pessoa a ter uma vida normal.
Cidinha Pascoaloto - Psicóloga com foco no luto - CRP 06/158174. Presencial e online, contato: 9 9725-6418.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.