segunda-feira, 30 de outubro de 2023

A ALEXITIMIA: O QUE É, SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMENTO

Alexitimia é uma desordem neurológica que afeta o processamento da percepção das emoções, e a pessoa acometida tem dificuldade em descrever suas próprias emoções e sentimentos, ou sensações que se manifestam no seu corpo, principalmente quando recebem uma notícia de perdas ou traumas. Elas não conseguem chorar e nem sorrir em situações felizes. Quem tem alexitimia não consegue identificar as emoções dos outros também.

Embora as pessoas com alexitimia tenham reações emocionais quando recebem alguma informação elas não conseguem explicar o que sentem.

Quem tem alexitimia pode se isolar, ter dificuldade em se relacionar socialmente e ter linguagem pobre com respostas curtas usando sim ou não, tem dificuldade em dar início a uma conversa e manter o diálogo até o fim, não consegue se colocar no lugar do outro e leva uma vida pobre em sonhos e fantasias.

A causa ainda não é reconhecida como um transtorno, mas acredita-se que que ela posa surgir na infância em decorrência de algumas doenças, traumas psicológicos, abusos sexuais, negligencias dos pais, acidentes e exposições por estresses frequentes ou até por condições genéticas e doenças orgânicas.

Alexitimia também tem sido relacionada com a presença de alguns transtornos psiquiátricos como transtornos alimentares, abusos de substância, como drogas, álcool, doenças neurológicas como fibromialgia, doença de Parkinson, Alzheimer, esclerose múltiplas e transtorno obsessivo-compulsivo. 

O diagnóstico e o tratamento devem ser feitos por um profissional da saúde como um psiquiatra que pode incluir tratamentos medicamentosos, e acompanhado por um psicólogo da abordagem comportamental para aprender a reconhecer e expressar emoções de maneira saudável.  Se você ou alguém que você conhece está enfrentando dificuldades emocionais significativas associadas à alexitimia não deixe de procurar ajuda.

Cidinha Pascoaloto – Psicóloga - CRP 06/158174. Presencial e online, contato: 9 9725-6418

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.