FUNDAÇÃO DRACENENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA

sábado, 26 de agosto de 2023

SAIBA COMO IDENTIFICAR A DEMÊNCIA FRONTOTEMPORAL

O diagnóstico de demência frontotemporal é uma condição neurodegenerativa progressiva que afeta o paciente, os parentes, amigos e também os profissionais da saúde. Ainda não se sabe a causa específica da origem da doença, mas pode ser causada por mutações genéticas, tumores, derrame, ou lesões cerebrais traumáticas.

Os sintomas se iniciam entre 45 e 65 anos de idade. A doença tem três fases: inicial, intermediária e fase tardia. Acomete tanto homens como mulheres.

Pode ser hereditária, passada de pais para filhos. Os sintomas podem ser mudanças no comportamento e da personalidade, impulsividade com gastos, não conseguir compreender uma situação no ponto de vista de outras pessoas, Sentir-se indiferente e sem emoções, desrespeitar regras sociais, ter comportamentos agressivos entre outros. Os sintomas podem ser descritos como leves, moderados e severos. 

A linguagem também fica comprometida e o paciente não consegue encontrar palavras apresentando perda de vocabulário e dificuldade para compreender a linguagem. O pacienteapresenta problemas de memória, dificuldades em realizar tarefas simples como fazer um café ou preparar uma refeição. 

Apresenta também alterações motoras como rigidez muscular, problemas de equilíbrio e coordenação motora, não consegue tomar decisões e solucionar problemas. O diagnóstico inclui avaliação clínica, testes neurológicos e psicológicos e ´vários outros exames. 

Não existe cura, mas existem formas de tratamentos para melhorar a qualidade de vida do paciente que pode ser feito com uma combinação de terapias medicamentosa ou não. Mudanças no estilo de vida devem ser feitas começando pela dieta saudável, seguir uma rotina diárias de tarefas como tomar banho, comer e dormir ajuda a pessoa com demência frontotemporal a lembrarem das coisas. 

Atividade física regular, e a redução de fatores de risco, como tabagismo e consumo excessivo de álcool, também podem ajudar a melhorar a saúde geral e o bem-estar do paciente. 

Cidinha Pascoaloto – Psicóloga - CRP 06/158174. Presencial e online, contato: 9 9725-6418.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.