O bebê desde
muito cedo começa a tomar consciência do seu próprio ser, como indivíduo
diferente de seus pais. A criança começa
a ter curiosidade da sexualidade a partir dos dois anos de
idade.
O sexo está presente desde o nascimento e é normal que elas queiram explorar seus genitais, especialmente quando ao tirar as fraldas elas começam a ter interesse pelo xixi e pelo cocô. Essa é uma etapa natural e faz parte do desenvolvimento infantil.
Por volta de 3 a 4 anos a maior parte das crianças começam a tocar nos seus genitais. A masturbação é muito comum nas crianças esse termo é correto e sem sentido sexual. Elas se masturbam para sentir prazer, para se conhecer e a masturbação ajuda a tranquilizar a criança além da curiosidade.
Os pais devem agir de forma natural e tranquila deixando a criança se conhecer pois não é um ato proibido. Muitos pais veem esse comportamento como ruim, e muitas vezes chamam atenção da criança com agressividade e isso pode fazer com que ela desenvolva a ideia de seus genitais são algo negativo e proibido.
Os responsáveis devem ensinar o filho fazer higiene de forma correta, não manipular seus genitais com as mãos sujas e como preservar sua intimidade não masturbando em lugar público pois esse é um momento íntimo. Mantenha a calma e explique que quando for necessário fazer isso ele deve ir ao banheiro ou quando estiver sozinho.
Explicar que ele não deve mostrar seus genitais quando for maiorzinho a não ser que tenha necessidade por uma questão de saúde. A criança também deve saber que não deve tocar nas partes intimas dos coleguinhas.
É muito importante observar se esse comportamento for excessivo certificar-se de que a criança não está sendo exposta a conteúdos pornográficos, situações inadequadas ou abusos.
Cidinha Pascoaloto –
Psicóloga - CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 9 9725-6418.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.