A adolescência é
uma fase de transição marcada por várias mudanças como físicas, mentais e
emocionais. É um período em que os adolescentes enfrentam muitos desafios e
pressões, tanto internas quanto externas, que podem afetar sua saúde mental.
Na atualidade, a saúde mental dos adolescentes tem se tornado uma preocupação crescente, exigindo atenção e ações para garantir seu bem-estar. O ambiente social em que vivem é um dos fatores que exerce grande influência na saúde mental do adolescente tanto para o bem-estar como para uma visão negativa da vida.
Os adolescentes estão expostos a uma quantidade cada vez maior de estímulos, como redes sociais, pressões escolares e pressões familiares, entre outras expectativas. Esses fatores podem facilitar o desenvolvimento da ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e comportamentos de autolesão, uso de substâncias, entre outros.
As redes sociais desempenham um papel significativo com conexões valiosas e oportunidades para os adolescentes se expressarem. Mas também são capazes de criar um ambiente de comparação, exposição para bullying online e de conteúdos prejudiciais que podem contribuir para a baixa autoestima e afetar a saúde mental.
Pressões psicológicas familiares e dificuldades de um bom relacionamento com os pais também podem ter um impacto significativo na saúde mental dos adolescentes. Problemas emocionais e comportamentais podem surgir na fase da descoberta de si mesmo e de uma dificuldade em manter relacionamentos sociais saudáveis na escola e no meio social.
Devemos ficar atentos a alguns comportamentos que o adolescente apresentar, como Isolamento social, crises de choro frequentes, tristeza profunda, queda no rendimento escolar, afastamentos sem motivo aparente, agressividade, impulsividade, comentários sobre morte e despedida.
Os adolescentes costumam usar suas redes sociais com frequência, por isso é muito importante que os responsáveis acompanhem suas publicações para entender e observar essas mudanças de comportamento e alterações de humor. O papel dos pais e dos cuidadores é fundamental para auxiliar na saúde mental do adolescente dando apoio emocional em momentos difíceis ter um diálogo aberto.
Ajudar no equilíbrio entre as responsabilidades, a hora de lazer e o momento para relaxar.
Cidinha Pascoaloto
– Psicóloga - CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 9 9725-6418.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.