terça-feira, 30 de maio de 2023

COLUNA DO PROFESSOR VALDIR ANDRÊO - 30 DE MAIO

 

Pero no mucho 

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo desaprovou a prestação de contas de 46 candidatos eleitos, no pleito de 2022. Entre elas, a do governador Tarcísio de Freitas e do senador Marcos Pontes, aprovadas com ressalvas já que existem falhas “que não comprometem a regularidade”, pontua o TRE. Assim, Tarcísio tem que devolver R$ 613.788,70 ao Tesouro Nacional. Porém, cabe recurso. 

Em busca de soluções 

O médico Eleuses Paiva, secretário estadual da Saúde, desembarca agora cedo em Marília onde participa de encontro que objetiva discutir o programa de regionalização da saúde. O governo prevê a unificação dos serviços por meio da Central Regional de Regulação que deverá ser gerenciada – de modo compartilhado – entre o estado e os municípios. 

Retratos do Brasil 

Em uso há apenas 8 anos, os 210 quilômetros da MS-040 que ligam Campo Grande a Santa Rita do Pardo, serão praticamente reconstruídos. A previsão do governo de Mato Grosso do Sul é desembolsar pelo menos R$ 415 milhões. Porém, como nove em cada dez contratos com o poder público têm os tradicionais aditivos após o início das obras que – geralmente acrescem 25% ao valor inicial – o desembolso deverá chegar a meio bilhão de reais para recuperar uma rodovia que, na teoria, ainda é nova. 

Capa e guarda-chuva 

O instituto Climatempo avisa que a chuva deve se espalhar pelo território paulista, nesta terça-feira. E que o risco de temporais aumenta na quarta, pois uma zona de baixa pressão – entre a costa do sul e do sudeste - deixa o céu encoberto sobre o centro-sul e leste, com chuva frequente. As temperaturas variam de 26 a 27º, ao longo da semana.

 

Pode isso, professor?

 

Há muitos anos, o advogado e professor Luiz Vivaldo Schmidt enfatizou, durante uma concorrida reunião que “em política só não viu boi voar”. Pois é, inesquecível amigo: na política não, mas nos negócios sim! Dias passados, 312 touros brasileiros viajaram mais de 5 mil quilômetros de avião para o Senegal, na África. O governo daquele país encomendou os animais da raça Guzerá para o melhoramento genético dos rebanhos locais.

 

Professor Valdir Andrêo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.