quarta-feira, 31 de maio de 2023

ALUNOS DA UNIFADRA PARTICIPAM DE TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO

No dia 17 de maio, os alunos do 5º ano do curso de Psicologia da Faculdade Unifadra, coordenados pela Profa. Ma. Fátima Simone Silva Pereira Consoni, e acompanhados pela Profa. Dra. Alessandra de Arriba Rossetto, fizeram um trabalho de conscientização sobre a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, na feira-livre de Dracena, com a entrega de folders, objetivando informar e orientar a sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes.

A atividade faz parte do conteúdo abordado na disciplina “Cidadania, Direitos e Prática Profissional”, referente ao dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A proposta foi realizar atividade de conscientização da comunidade com ênfase na prevenção, com o destaque para a divulgação de Instituições que trabalham em prol da defesa dos Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h com o intuito de receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Em 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000  como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com este fato, o dia 18 de maio se tornou o dia para que a população brasileira se conscientize e se mobilize contra esse tipo de violência.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Ma. Andréa Frizo, é importante ressaltar que a atividade junto com a comunidade possibilita vários benefícios para a sociedade, propiciando um olhar direcionado aos direitos básicos e qualidade de vida da população, bem como contribui para a formação acadêmica, promovendo a experiência de aprendizagem no exercício profissional na prática.

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini parabenizou os acadêmicos pelo importante trabalho de conscientização.

Grupo que participou da ação na feira-livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.