quarta-feira, 28 de setembro de 2022

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL FARÁ TESTE DE INTEGRIDADE DE URNAS ELETRÔNICAS

O Tribunal Regional Eleitoral usará dois aviões para transportar as urnas eletrônicas escolhidas para o Teste de Integridade nas eleições deste ano. O procedimento é uma auditoria realizada por meio de uma espécie de votação paralela com cédulas em papel.

Nestas eleições, o Teste de Integridade será feito em 33 urnas eletrônicas selecionadas por entidades da sociedade civil convidadas.

O procedimento, que é realizado desde 2002, teve o número de urnas eletrônicas ampliado de 5 para 33, como mais uma prova da confiabilidade do sistema, que é utilizado com segurança no país desde 1996.

Desse total, seis urnas passarão pelo Teste de Integridade nas próprias seções eleitorais, com o uso de biometria de eleitores voluntários.

Na véspera da eleição, as outras 27 urnas serão retiradas das seções eleitorais e encaminhadas para o Centro Cultural São Paulo.

Novas urnas eletrônicas serão colocadas no lugar daquelas selecionadas para a auditoria, sem nenhum prejuízo aos eleitores nos locais de votação.

As entidades fiscalizadoras poderão escolher as urnas eletrônicas em todo o estado de São Paulo, que foi dividido em cinco grupos por questão de logística, de acordo com padrões estatísticos.

Quatro grupos têm uma cidade polo, para onde serão levadas as urnas que depois serão transportadas em dois aviões até a Capital: Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. O tempo máximo estimado entre cada cidade polo e o município mais distante do grupo é de cerca de três horas de carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.