Iniciado há apenas 2 meses como um projeto piloto no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, o Fera em Ação propõe aplicar metodologias ativas ao conteúdo das apostilas Anglo para ampliar este novo formato de ensino-aprendizagem no colégio Anglo-CID de Dracena - e já tem apresentado resultados positivos.
Segundo as coordenadoras do projeto, Amanda Matreiro e Rosana Ramos Socha de Araújo, os alunos têm mostrado muito interesse e empolgação durante as aulas, participam, opinam, argumentam e debatem, porque constantemente têm aulas de diferentes áreas que se relacionam com atividades diversas e se tornam muito mais interessantes.
Elas também relatam ter percebido que o
aprendizado é significativo e, no momento de trabalhar os módulos das
apostilas, os alunos já possuem pré-requisitos que os permitem compreender a
utilidade dos conteúdos na vida diária.
As coordenadoras ressaltam que com o uso de
variadas ferramentas presentes nas metodologias ativas, como aprendizagem em
equipes, atividades maker, rotação por estações, debates, trabalho de campo,
uso de tecnologia e portfólios, as atividades são uma verdadeira “mão na massa”
e até os professores se sentem motivados, pois observam a produtividade de suas
aulas.
Eulália Pires Fava, diretora do Anglo-CID,
acrescenta que este projeto inovador está movimentando todo o ambiente escolar
e despertando um novo sentido para a aprendizagem significativa dos alunos.
“Tem sido muito gratificante ouvir os relatos de
professores e alunos, pois muitas novidades estão sendo trazidas para dentro da
sala de aula. Os professores trabalham em duplas nessas aulas e fazem uma
parceria pedagógica interessante com as diferentes disciplinas. O entusiasmo e
a alegria durante essas aulas têm sido contagiante”, finaliza a diretora.
Como funcionam as
aulas do Fera em Ação
O levantamento do conteúdo das apostilas Anglo é
feito bimestralmente. A cada semana, os professores agrupam-se em duplas para
relacionar duas ou mais áreas e compor a aula da semana seguinte. Assim,
desenvolvem as atividades em conjunto, explorando as ferramentas de metodologias
ativas. Além disso, procuram aplicar o conteúdo que será estudado pelos alunos
em atividades do dia a dia, colocando o aluno como protagonista do processo.
Time de professores
multiáreas: Amanda Matreiro (Matemática e
Robótica), Cristhiane Fabro Flora (Linguagens), Jeisson Emerson Casimiro
Ferrari (Ciências Físicas e Biológicas), Marcela Alexandra da Silva
(Matemática), Nilton Cesar Pereira Pinto (Ciências Humanas e Espanhol),
Nathalia Franscine Pinto (Ciências Humanas e Robótica),
Ricardo Rodrigues Fortes (Ciências Humanas) e Tiago Breve da Silva (Ciências
Físicas e Biológicas).
Exemplos de aulas: veja um vídeo sobre como foram relacionadas as
disciplinas e quais as atividades desenvolvidas em nosso canal
oficial: https://youtu.be/k0_IvFRUkcg
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.