Alunos do quinto termo do curso de Gestão Comercial da Fatec de Adamantina apresentaram em congresso internacional a proposta de criação e implantação de uma moeda regional para a Nova Alta Paulista. A ideia é de Isabela Rosa Bosso, de Adamantina, e de Victor Hugo Silva Souza, de Pauliceia.
Uma moeda poderia ser usada no incentivo à comercialização e consumo de produtos regionais.
Embora a dupla de estudantes pesquise o assunto desde 2020, gestando a ideia ao longo do período de aulas remotas em função das medidas de prevenção à Covid-19, somente em janeiro de 2022 finalizaram o artigo “Moeda regional: uma alternativa de desenvolvimento à Nova Alta Paulista”.
O congresso foi organizado em parceria entre universidades da Moldávia, Polônia e Romênia. A participação ocorreu através da Internet.
Além do real, moeda oficial do país, o Brasil possui mais de cem moedas em circulação. A ideia é estimular a economia local e regional, fortalecendo sobretudo as pequenas empresas da Paulista.
O congresso chamou a atenção da mídia europeia e esteve inclusive em canais de tevê de alguns países do velho continente. A fim de fortalecer a identidade do trabalho, os estudantes tiveram a permissão de publicar o artigo em língua portuguesa, embora a apresentação do texto tenha ocorrido em italiano e inglês.
O trabalho contou com o auxílio da profª Renata Motta Chicolli Belchior e com a presença do coordenador do curso de Gestão Comercial da FATEC/Adamantina, Paulo Roberto da Silva, ao longo da explanação.
![]() |
| A ideia é dos graduandos Isabela e Victor Hugo |

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.