Recentemente, a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) publicou em site a lista de premiados da 16ª edição da prova. Em todo o país, cerca de 17,5 milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio participaram da última edição. No total, foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51,9 mil certificados de menção honrosa.
Ao todo, 31 alunos da rede pública de ensino no Oeste Paulista e um da rede privada conquistaram medalhas. Foram cinco ouros, sete pratas e 19 bronzes.
Em Dracena, a Escola Estadual Nove de Julho manteve o histórico de bom desempenho e teve três alunos premiados com medalhas. Miguel Mantovaneli e Arthur Gabriel Andrade Regiani conquistaram a prata e Paulo Francisco da Silva Vieira foi um dos cinco estudantes ‘de ouro’ da região.
O garoto de 11 anos, que cursa o 8º ano do ensino fundamental, conta que mal acreditou quando recebeu a notícia de um de seus professores. “Na hora fui falar para a minha mãe, fiquei um pouco em choque naquele momento, mas depois caí na real [sic] e percebi o tamanho do feito”, narra o aluno. E não é a primeira vez que Paulo fatura reconhecimento em uma olimpíada de matemática. Quando estava no 4º ano do fundamental, o garoto conquistou o segundo lugar na 1ª Olimpíada Municipal de Escolas Públicas de Dracena.
Para ele, a dedicação própria e o apoio dos professores nas aulas comuns e
eletivas de matemática foram os principais fatores do excelente desempenho na
prova. “Os professores sempre me ajudaram muito também a saber sobre a Obmep e
acho que isso que me deu vontade de participar da prova”, relata o garoto. O
jovem considera que a matemática representa o mundo e fala do seu apreço pela
disciplina. “Em tudo o que você olha tem matemática, todos os avanços
científicos e tecnológicos foram por causa dela”, considera Paulo.
| Aluno Paulo Francisco Vieira |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.