sábado, 16 de outubro de 2021

O QUE É AUTISMO, SINTOMAS E TIPOS

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social e geralmente aparece até os 3 anos de vida.  A maioria dos pais que tem crianças com autismo suspeita que algo está errado antes de a criança completar um ano e seis meses de idade a criança já apresenta os primeiros sintomas. Algumas crianças com autismo parecem normal antes de um ou dois anos, mas de repente "regridem" e perdem as habilidades linguísticas ou sociais que adquiriram anteriormente. Esse tipo de autismo é chamado de autismo regressivo.

Entre os sintomas apresentados, as crianças com autismo normalmente têm dificuldade para Brincar de faz de conta, não consegue interagir, tem dificuldade na comunicação verbal e não verbal. São diversos sintomas que podem indicar autismo, e nem sempre a criança apresentará todos eles. As crianças com autismo não fazem amigos, não participam de brincadeiras junto a outras crianças são retraída, evitam contato visual e não sorriem.

Uma pessoa com autismo pode apresentar os sintomas como: Ter visão, audição, tato, olfato ou paladar excessivamente sensíveis. Ter uma alteração emocional anormal quando há alguma mudança na rotina. Fazer movimentos corporais repetitivos e demonstrar apego anormal aos objetos.

As características do autismo podem variar de leve, moderados e graves.

A criança que tem autismo não consegue iniciar ou manter uma conversa. E se comunica com gestos em vez de palavras. Tem problemas com a linguagem. Não se desenvolve ou desenvolve lentamente. Não olha e nem aponta para objetos, usa rimas sem sentido.  O autista tem problemas sensoriais. Tem visão, audição, olfato e paladar diminuídos ou alterados. Cobre os ouvidos com as mãos mesmo que os ruídos sejam normais. Tem ataques de raiva. Lambe objetos e esfrega as superfícies.

O diagnóstico é clínico através de observações. Não existe cura, mas existe tratamento. Pode ser acompanhado por um fonoaudiólogo, com um psicólogo fazendo trabalhos de ludoterapias.

Cidinha Pascoaloto – Psicóloga - CRP 06/158174. Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) com foco no Luto, Depressão e Ansiedade. Atendimento presencial e online, contato: (18) 99725-6418

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.