A secretária de Assistência Social, Bianca Kozan Lemos, participou na quarta-feira, em Presidente Prudente, do lançamento do Programa TODAS in-Rede, desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Bianca esteve acompanhada da secretária- adjunta da Assistência Social, Karol Tavares.
A secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Célia Leão, realizou o lançamento regional do programa para os 32 municípios do Pontal do Paranapanema. Célia Leão firmou parceria com assinatura de Protocolo de Intenções com a Unipontal – União dos municípios do Pontal do Paranapanema, no Centro Cultural Matarazzo.
O objetivo é incidir na promoção de empoderamento e emancipação das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, visando a favorecer a melhoria da qualidade de vida e inclusão social.
Ao aderir ao programa, os municípios recebem vagas para capacitação dos profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e às mulheres com deficiência a oferta de cursos de incentivo ao empreendedorismo e informações diversas para o exercício da sua autonomia.
O evento presencial contou com acessibilidade e interpretação de Libras, e cerca 150 pessoas marcaram presença. Além da secretária Célia Leão, participaram a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria, a coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, dra. Jamila Ferrari, o prefeito de Presidente Prudente e diretor da Unipontal, Ed Thomas e outras autoridades locais.
Durante o lançamento, também foi anunciada a notícia de que Prudente será contemplada com uma nova sede da Rede de Habilitação Lucy Montoro. O recurso empregado corresponde a cerca de R$ 20 milhões e atenderá moradores que residem em 45 municípios da região de Presidente Prudente, voltado a pessoas com deficiências físicas, auditivas e de visão.
A primeira-dama Bianca Lemos aproveitou a oportunidade para entregar pessoalmente a Bia Doria pedidos de apoio ao Governo do Estado, para implementação de obras de acessibilidade no município de Dracena, em prédios públicos.
Antes de participar do evento, Bianca Lemos se
reuniu com o presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com
Deficiência de Dracena (COMDEFI), Cleber Regiani para ouvi-lo, a fim de
conhecer quais as principais necessidades das pessoas com deficiências na nossa
cidade e assim poder apresentar os pedidos ao Estado.
TODAS in-Rede
O programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.
Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da
Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), no estado de São
Paulo existem mais de 1,7 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos
formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por
mulheres. Em violência e gênero, até junho de 2021 foram registrados mais de
1,7 mil boletins de ocorrência.
Karol Tavares, Bia Doria e Bianca Lemos Bianca Lemos com a secretária Célia Leão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.