quinta-feira, 30 de setembro de 2021

O QUE É A SÍNDROME DE BURNOUT?

 

É um desgaste que prejudica os aspectos físicos e emocionais da pessoa, levando a um esgotamento profissional.

Essa síndrome acomete cerca de 33 milhões de brasileiros. É importante saber que a doença não está somente relacionada com o ambiente de trabalho, muitas vezes as tarefas da faculdade ou até mesmo de casa podem ocasionar o problema.

O fato é que o burnout está relacionado com o excessivo esforço físico e mental, seguido de poucos momentos de descanso ou descontração. Tudo que ocupa muito o seu tempo e suga sua energia pode ser motivo para que o Burnout apareça. Pessoas que são muito empáticas são mais aptos ao desenvolvimento da Síndrome. Isso porque elas absorvem a carga emocional de terceiros para si. A dor do outros sobrecarregará seu emocional.

Um dos motivos que levam à síndrome de burnout é a cobrança extremamente excessiva de si embusca pela perfeição e necessidade de aprovação.

Os sintomas mais comuns da síndrome de burnout são: distúrbio do sono; dores musculares, dores de cabeça;irritabilidade;alterações de humor;falhas de memória;dificuldade de concentração; falta de apetite;agressividade;isolamento.

A síndrome de burnout baixa a imunidade. Em determinados casos, o distúrbio pode ocasionar problemas físicos como hipertensão, fadigas excessivas e problemas estomacais como gastrite.

A Síndrome de Burnout pode ser confundida com outros problemas emocionais, o diagnóstico só deve ser feito por um profissional. Se você notou que tem alguns desses sintomas, procure um psicólogo, que lhe ajudará a identificar se você tem ou não a síndrome.

Existem meios de prevenir e de tratar o burnout. A prevenção se dá por meio de práticas simples e prazerosas. Exercícios físicos ajudam a liberar toda a tensão dos músculos, como também criar uma rotina saudável com autocuidado.Esses instantes são muito importantes tanto para a prevenção quanto para o tratamento da síndrome.Organizar os seus dias e as suas tarefas possam ajudar a manter a calma, evitando a sobrecarga.

Cidinha Pascoaloto – Psicóloga - CRP 06/158174. Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) com foco no Luto, Depressão e Ansiedade. Atendimento presencial e online, contato: (18) 99725-6418

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.