sexta-feira, 10 de setembro de 2021

LEMBRANÇA: 30 ANOS DO PRIMEIRO ACIDENTE COM ÔNIBUS DE ESTUDANTES

A noite de 11 de setembro de 1991 ficou marcada na história de Dracena. Já se passaram 30 anos e há ainda a lembrança muito forte de todos os estudantes que morreram no primeiro acidente com ônibus que retornava das faculdades de Adamantina e Lucélia.

Foi na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, no quilômetro 639, entre Dracena e Junqueirópolis e faltavam alguns minutos para a madrugada. A colisão envolveu um ônibus fretado do Expresso Adamantina e um caminhão boiadeiro de Rancharia dirigido por Maurício Luís de Paula. No total morreram 14 pessoas, sendo 12 estudantes e dois motoristas.

Como Memorial em homenagem aos falecidos surgiu a Praça dos Estudantes.

Na placa instalada na Praça dos Estudantes (no início das Avenidas Presidente Vargas e Presidente Roosevelt) aparecem os nomes de Deusdete Ferreira Franzotti, Neli Ferreira dos Santos, Carlos Alberto Miorim, Márcia Costa Grande, Sílvia M. Bolonhin, Regina Caobianco Bolonhin, Sérgio Melegari de Souza, Sérgio Antonio G. Ubeda, Hosana C. dos Santos, Marcelo Henrique do Prado, Sueli Pena, Maria Aparecida de Castro Galina Lopes e do motorista João Batista Tomazoni.

SEGUNDO ACIDENTE – Em outubro de 1995 ocorreu o segundo acidente com ônibus de estudantes de Dracena. Morreram 10 pessoas. Até hoje não foi colocada a placa com os nomes das vítimas no Memorial na Praça dos Estudantes.

Os acidentes tiveram grande repercussão na época, com a realização de protestos exigindo obras para segurança dos usuários da Rodovia Ribeiro de Barros.

O Bastidores da Notícia faz este resgate histórico para homenagear as vítimas e seus familiares. Há reportagem da TV Globo de Bauru na época, capa do Jornal Regional e a imagem do Memorial da Praça dos Estudantes.

VEJA O VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=2sUOz3aDjSM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.