Muito já se fala sobre a revolução abrangente que a conexão mundial terá com a tecnologia 5G e suas contribuições para uma maior velocidade de comunicação. Apesar de ainda estarmos distantes de um uso em massa dessa tecnologia, os avanços que estamos observando mostram importantes indícios dos impactos positivos que o 5G trará à comunicação digital em empresas dos mais diferentes portes e segmentos.
Recentemente,
o Brasil instalou em uma área rural a sua primeira antena destinada à quinta
geração de internet, ainda em caráter experimental para que seja, logo menos,
disponibilizada em grande escala. Até abril deste ano, já foram homologados 20
modelos de smartphones 5G pela Anatel. Em alguns meses, ainda teremos o grande
leilão do 5G, onde serão levantadas verbas importantes a serem investidas em
infraestrutura de comunicação e aprimoramento da conectividade.
Ainda
não há uma previsão de quando o 5G estará amplamente disponível, mas até lá,
uma coisa é certa: precisamos nos preparar. Não adianta ter uma via expressa
sem um carro que trafegue em alta velocidade. Trazendo essa analogia para o
contexto digital, a usabilidade de uma plataforma adepta a essa tecnologia deve
ser fácil e fluida – ou seja, toda estrutura por trás precisa atender à essa
rapidez. Não faz o menor sentido dispor de um canal rápido, com um site,
sistema ou APP lento.
Isso
porque, na prática, a principal conquista proporcionada por essa tecnologia
será uma maior velocidade na conexão, aliada a outras facilidades como maior
abrangência de dispositivos conectados, diminuição da latência da conexão,
consumo de serviços e transferência de arquivos muito mais rápido. Com ela,
poderemos realizar o download de arquivos pesados em um piscar de olhos, ter
buscas de pesquisas de forma quase instantânea, realizar consultas à distância
em sistemas que armazenem e disponibilizem todas as informações de saúde do
paciente, conferências em vídeo mais realistas e, muito mais.
Todos
esses benefícios são extremamente importantes se pensarmos que cada vez mais
empresas estão se redirecionando ao mundo digital. Segundo um estudo divulgado
pela IBM, seis em cada dez empresas aceleraram projetos de digitalização e, 51%
dos executivos disseram ter como prioridade para os próximos anos projetos
desse tipo. Com uma tecnologia veloz e abrangente como o 5G, as marcas terão
uma experiência muito mais alinhada com as expectativas do consumidor moderno,
que anseia por serviços cada vez mais rápidos e eficazes.
É
um efeito dominó: quanto mais rápido for o oferecimento de um serviço e sua
qualidade, maior será a satisfação do consumidor justamente devido à tal
velocidade – o que consequentemente, aumentará seu tempo de permanência na
plataforma, a chance dele finalizar uma compra ou, ser impactado por uma
propaganda direcionada, por exemplo.
Para
garantir esses benefícios na comunicação digital, a adaptação ao 5G deve ser
pensada com foco na usabilidade do cliente, uma vez que ele irá esperar por um
serviço veloz que atenda suas expectativas. O user experience (UX) deve ser
prazeroso, intuitivo, suave e agradável – gerando o timing ideal, objetivo e
evitando possíveis saltos ou espaços na comunicação com o cliente.
Conforme
for sendo implementada, a tendência é que o 5G diminua a distância e conecte o
offline e o online – famoso processo denominado como Internet das Coisas –
facilitando e muito a comunicação das marcas com seus consumidores e a
elaboração de estratégias de marketing e relacionamento muito mais próximas e
assertivas.
Logo
menos, teremos um novo ecossistema digital onde a comunicação será muito mais
clara, veloz e otimizada, contribuindo para a criação de um ambiente mais
conectado e produtivo dentro das empresas. Do outro lado, os consumidores com
certeza também ficarão mais satisfeitos com uma maior velocidade da entrega dos
serviços desejados. Por mais que ainda demore para ser acessível para grande
parte da população, a espera valerá a pena.
Bruno Cedaro é
COO Digital e CBDO da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas
de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.