Estudo
indica que o impacto na aprendizagem causado pela pandemia da Covid-19 é maior
entre alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública estadual.
A avaliação foi aplicada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora em estudantes do 5º e o 9º anos do Ensino Fundamental e a 3º série do Ensino Médio, no início do ano letivo 2021, da Secretaria Estadual da Educação.
Em relação aos resultados alcançados em 2019, as maiores diferenças na escala de proficiência foram verificadas no 5º ano do Ensino Fundamental, em Matemática (em que os estudantes apresentaram 46 pontos a menos do que o resultado do SAEB 2019 – queda de 19% na aprendizagem). Em Língua Portuguesa (29 pontos a menos – queda de 13%).
Para o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º do Médio, porém, a defasagem foi menor, embora com perdas no aprendizado. Isso sugere, então, que o impacto da mudança para o ensino remoto foi maior entre os estudantes mais novos.
A margem de
erro da pesquisa amostral é de 1,2 pontos para mais ou para menos. Foram
avaliados em torno de 7 mil estudantes.
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