sexta-feira, 12 de março de 2021

COM ALTA DA TAXA DE REAJUSTE DO ALUGUEL, SOLUÇÃO É NEGOCIAR

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) é utilizado pela maioria dos donos de imóveis como referência na hora de reajustar valores de aluguéis. Porém, nos últimos 12 meses, este indexador, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, sofreu alta de 28,94% até fevereiro, patamar que pode ser proibitivo para grande parcela da população, que já sofre com o aumento do custo de vida. 

Mesmo que a correção com base no índice esteja prevista em contrato, o economista Reinaldo Cafeo alerta que o locatário deve ser proativo e buscar negociação junto às imobiliárias ou diretamente com o proprietário. De acordo com ele, não há 'receita' de quanto deve ser o percentual negociado, porém, como parâmetro, a recomendação é utilizar o índice de inflação oficial, que está projetado para este ano em quase 4%.

"Negociar um aumento de até 5% me parece bastante razoável, algo que o consumidor pode suportar", observa. O economista explica que a alta expressiva do IGP-M nos últimos 12 meses pode ser explicada pela forma como o indexador é composto: há 60% de peso dos preços do atacado (IPA), 30% de peso de preços ao consumidor (IPC) e 10% de peso de preços de insumos e mão de obra da construção civil (INCC).

https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2021/03/752255-com-alta-da-taxa-de-reajuste-do-aluguel--solucao-e-negociar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.