A professora especialista Eurides Batella Antonio, do curso de Pedagogia da Faculdade Reges de Tupi Paulista, desenvolveu a disciplina Arte na Educação Infantil, com o tema: Campo de Experiência – “Traços, Sons, Cores e Formas”. Apreciação em Arte #ARTEEMCASA.
Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas
pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica proposta pela BNCC,
seis Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento asseguram na Educação Infantil
as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam
desempenar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios a
sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados
sobre si, os outros e o mundo social e natural.
A Arte na Educação Infantil envolve vivências lúdicas, explora a criatividade a emoção e a
sensibilidade da criança.
Através da Pesquisa de atividades de Arte na
Educação Infantil que contemplassem os Seis Direitos de Aprendizagem e
Desenvolvimento propostos para o Campo de Experiência :” Traços, Sons, Cores e
Formas.”
Os alunos impossibilitados de socializarem suas
atividades práticas presenciais produziram e criaram vídeos significativos e
interativos com os recursos e protagonistas disponíveis em casa.
#ARTEEMCASA
A gravação foi um dos instrumentos da Avaliação de
Aprendizagem que através da Experiência Teórico – Prático, vivenciada e dos
conhecimentos adquiridos no desenvolvimento das atividades, contribuiu para a
aprendizagem e enriquecimento na formação para o exercício da função, na missão
de ensinar e atuar na Educação Infantil.
“Crianças são como borboletas ao vento... algumas voam rápido... algumas voam pausadamente... mas todas voam do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, cada uma é linda e cada uma é ESPECIAL.” Rubem Alves
Houve atividades ainda na disciplina Arte no Ensino
Fundamental I.
As atividades artísticas desenvolvidas foram
embasadas nos textos e conteúdos do PCN Arte e fundamentadas nas Competências
Específicas da BNCC – Arte, através de leituras, pesquisas e ações artísticas
associadas à teoria e prática, num contexto criativo, utilizando as linguagens
da Arte nas produções artísticas.
“A aprendizagem da Arte precisa alcançar a
experiência e a vivência artríticas como prática social permitindo que os
alunos sejam protagonistas e criadores.”
BNCC Arte
A importância das linguagens da Arte como Meio
Interdisciplinar na prática pedagógica é desenvolvida com a Apreciação de
vídeos, imagens, músicas enfatizando temas comemorativos e mensagens
significativas para apontamentos nos conteúdos e na elaboração das atividades
práticas e no Fazer Artístico.
Através das apresentações artísticas os alunos
Compartilham o Conhecimento e Contribuem para o Enriquecimento do grupo.
Celebramos os Encontros Avaliativos com a
Socialização de práticas artísticas em homenagem às datas alusivas,
comemorativas e caracterização temática das alunas. E por meio da Apreciação e
Reflexão sensível, imaginativa e crítica sobre os conteúdos artísticos.
“Arte é Vida” #ARTESONHOSFÉPAZ
SEMINÁRIO ARTE E EDUCAÇÃO
Viagem ao Mundo da Magia e da Fantasia
Encontro Avaliativo: Apreciação e Reflexão
Tema: Consciência Negra - Cultura Afro-Brasileira
“Todas as artes contribuem para a
maior de todas as artes,
a Arte de Viver.”
Bertolt Brecht
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.