terça-feira, 1 de dezembro de 2020

CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE REGES DE TUPI PAULISTA É DESTAQUE

A professora especialista Eurides Batella Antonio, do curso de Pedagogia da Faculdade Reges de Tupi Paulista, desenvolveu a disciplina Arte na Educação Infantil, com o tema: Campo de Experiência – “Traços, Sons, Cores e Formas”. Apreciação em Arte #ARTEEMCASA.

Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica proposta pela BNCC, seis Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento asseguram na Educação Infantil as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

A Arte na Educação Infantil envolve vivências  lúdicas, explora a criatividade a emoção e a sensibilidade da criança.

Através da Pesquisa de atividades de Arte na Educação Infantil que contemplassem os Seis Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento propostos para o Campo de Experiência :” Traços, Sons, Cores e Formas.”

Os alunos impossibilitados de socializarem suas atividades práticas presenciais produziram e criaram vídeos significativos e interativos com os recursos e protagonistas disponíveis em casa. 

#ARTEEMCASA

A gravação foi um dos instrumentos da Avaliação de Aprendizagem que através da Experiência Teórico – Prático, vivenciada e dos conhecimentos adquiridos no desenvolvimento das atividades, contribuiu para a aprendizagem e enriquecimento na formação para o exercício da função, na missão de ensinar e atuar na Educação Infantil.







“Crianças são como borboletas ao vento... algumas voam rápido... algumas voam pausadamente... mas todas voam do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, cada uma é linda e cada uma é ESPECIAL.” Rubem Alves

Houve atividades ainda na disciplina Arte no Ensino Fundamental I.

As atividades artísticas desenvolvidas foram embasadas nos textos e conteúdos do PCN Arte e fundamentadas nas Competências Específicas da BNCC – Arte, através de leituras, pesquisas e ações artísticas associadas à teoria e prática, num contexto criativo, utilizando as linguagens da Arte nas produções artísticas.

“A aprendizagem da Arte precisa alcançar a experiência e a vivência artríticas como prática social permitindo que os alunos sejam protagonistas e criadores.”

BNCC Arte

A importância das linguagens da Arte como Meio Interdisciplinar na prática pedagógica é desenvolvida com a Apreciação de vídeos, imagens, músicas enfatizando temas comemorativos e mensagens significativas para apontamentos nos conteúdos e na elaboração das atividades práticas e no Fazer Artístico.

Através das apresentações artísticas os alunos Compartilham o Conhecimento e Contribuem para o Enriquecimento do grupo.

Celebramos os Encontros Avaliativos com a Socialização de práticas artísticas em homenagem às datas alusivas, comemorativas e caracterização temática das alunas. E por meio da Apreciação e Reflexão sensível, imaginativa e crítica sobre os conteúdos artísticos.

“Arte é Vida”          #ARTESONHOSFÉPAZ

SEMINÁRIO ARTE E EDUCAÇÃO

Viagem ao Mundo da Magia e da Fantasia









Encontro Avaliativo: Apreciação e Reflexão

Tema: Consciência Negra - Cultura Afro-Brasileira







As Estrelas do nosso Encontro Avaliativo

Professora de Arte: Eurides Batella Antonio

Ser professor é ter o Nobre ofício de exercer a Arte de Ensinar



“Todas as artes contribuem para a

maior de todas as artes,

a Arte de Viver.”

Bertolt Brecht

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.