sábado, 31 de outubro de 2020

COLUNA DO PROFESSOR VALDIR ANDRÊO - 31 DE OUTUBRO

Fora da luta

Daqui duas semanas, os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. Já sabendo que, ao menos 20 candidatos no pleito deste ano, morreram em decorrência da covid-19 desde 27 de setembro, data que marcou o início da campanha eleitoral. Dois postulantes a prefeito, três a vice-prefeito e 15 a vereador foram vítimas do novo coronavírus, em 20 municípios brasileiros.

Boa notícia

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que 90.753 mulheres negras lançaram candidaturas, nas eleições deste ano. O número é 23% maior que as 73 mil registradas em 2016. O levantamento envolve candidatas autodeclaradas pretas e pardas.  No total, considerando homens e mulheres, são mais de 277 mil candidaturas negras em 2020, quase 10 mil a mais do que a de brancos. Mesmo com o aumento naquele índice, os postulantes negros e negras ainda seguem sendo sub-representados. 

Além de tudo, é mentiroso

Zacarias Libório de Jesus (Republicanos) que concorre a uma vaga ao legislativo de Joinville (SC), declarou ao Tribunal Superior Eleitoral um patrimônio de R$ 26 milhões. Mesmo assim foi beneficiado com quatro parcelas do auxílio emergencial que totalizam quase R$ 2,4 mil. Apesar de informar ter devolvido os valores, no sistema de consulta do ministério da Cidadania consta que Zacarias até chegou a emitir a guia para a devolução de três parcelas do benefício mas – quarta-feira última (27) – não constava o pagamento do boleto.

Folclore das urnas

São candidatos a vereador em Goiânia (GO): Sebastião Cara Limpa (MDB), Terraqueo Victor Hugo (PSB), Paulo do Gato Pingado (PRTB), Agnaldo Chama o Síndico ( PSC), Clayton Prosa Boa (Solidariedade), João Bloqueia Tudo (PSL), Juarez Explosão (PL), Eduardo Macaco e Mantegão (PDT). 

Você demorou!

A Caixa Econômica Federal esclarece que adotou uma série de mecanismos para coibir fraudes ao auxílio emergencial, como a validação documental por imagens, a confirmação digital dos dados dos clientes em bases internas e externas, o monitoramento de cadastros e transações, além da atuação junto à PF para investigar as quadrilhas.

Professor Valdir Andrêo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.