quarta-feira, 30 de outubro de 2019

UNESP DEVE ABRIR 195 VAGAS PARA MEDALHISTAS

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) deve aprovar a abertura de 195 vagas em seus cursos de graduação para participantes e medalhistas de competições de conhecimento, como as olimpíadas de Matemática, Física, Língua Portuguesa e Robótica. Com a aprovação da medida, a instituição se junta à Universidade de São Paulo (USP) e à Estadual de Campinas (Unicamp), que adotaram recentemente um programa similar. O objetivo das instituições é valorizar habilidades dos estudantes que não são avaliadas em provas tradicionais, como os vestibulares.
Das três estaduais paulistas, a Unesp é a que pretende ofertar mais vagas para essa nova modalidade de seleção - 2,5% das 7.725 disputadas neste ano. USP e Unicamp colocaram neste ano 113 e 100 vagas, respectivamente, para os vencedores de competições. A Unesp também deve aceitar o resultado de um número maior de provas, 24.
A nova forma de seleção deverá ser usada já neste ano para 30 cursos em todas as áreas: Exatas, Humanidades e Biológicas. "Essas competições avaliam muito mais do que conhecimentos curriculares do ensino médio. Elas testam habilidades importantes que exigimos de um estudante no ensino superior, na área acadêmica e no mundo do trabalho. Por isso, são uma boa forma de seleção para vários cursos, não só aqueles com a mesma nomenclatura da olimpíada", explicou Gladis Massini-Cagliari, pró-reitora de graduação da Unesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.