REAL MÓVEIS ELETRO DRACENA

quinta-feira, 6 de março de 2014

FALTA DO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITO GERA TRANSTORNOS

Apenas Presidente Prudente possui na região o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), mantido pelo Governo do Estado e Vigilância Sanitária. Quando há alguma causa mortis a esclarecer (moléstia mal definida ou morte sem assistência médica) os corpos têm que passar pelo serviço de autópsia. Quando algum médico dá atestado de óbito na própria cidade, pois acompanhou o caso, não é necessário o encaminhamento do corpo para Prudente. 
Assim, em vários casos de mortes de dracenenses o encaminhamento ao SVO é necessário, provocando demora para liberação do corpo e realização do velório. Nesta quinta-feira, familiares de Fernando Parússolo, que faleceu aos 36 anos, enfrentam a demora de liberação do corpo por várias horas, entre a noite de quarta-feira e esta tarde de quinta. 
O problema é de conhecimento das autoridades, tanto que já se realizaram debates na Câmara Municipal. Nova reunião está sendo marcada com a Vigilância Sanitária de Presidente Venceslau, que responde pela região de Dracena. Será necessário um movimento maior na cidade, inclusive de políticos, para garantir este serviço junto ao Governo de São Paulo. Não se pode confundir o SVO com o serviço realizado por médicos legistas no Instituto Médico Legal, que é na esfera criminal/policial. 

Algumas legislações sobre o assunto

http://www.svoc.usp.br/Leis.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.