O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que o alto número de
reclamações de consumidores que utilizam canais de atendimento de empresas do
setor de telecomunicações, como telefonia, internet e TV a cabo, é proporcional
ao número de brasileiros com acesso aos serviços.
Bernardo participou do 5º Encontro de
Telecomunicações, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São
Paulo (Fiesp). O tema do encontro foi respeito ao consumidor.
Os serviços de telecomunicações, destacou o
ministro, são usados por praticamente todos os brasileiros. Essa grande
acessibilidade, segundo ele, gera o alto número de queixas. “Acho que tem uma
proporcionalidade nisso que explica porque os serviços [de telecomunicações]
são aqueles que têm maior reclamação”.
O ministro comparou o setor com outros
serviços também analisados pelo levantamento da Fundação de Proteção e Defesa
do Consumidor (Procon), como os planos de saúde. Os planos são usados por 25%
da população e, por isso, acabam gerando menos reclamações.
Outro assunto discutido no encontro foi o
incentivo à construção de redes de fibras óticas. Segundo Bernardo, o governo
estuda investir na implementação deste tipo de rede, sobretudo nas áreas mais
carentes. Informação da Agência Brasil.
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