Perto de completar 63 anos, o Maracanã é hoje um novo estádio. O
torcedor que for assistir, neste domingo, ao amistoso entre Brasil e
Inglaterra, vai encontrar uma arena moderna e funcional, com identidade externa
mantida. Para cumprir as recomendações e exigências da Fifa, o projeto de
modernização do Maracanã, elaborado pelo governo do estado, seguiu padrões
tecnológicos do mais alto nível de sofisticação. Com elevada taxa de ocupação –
em média 100 eventos por ano -, o Maracanã, além de abrigar os mais importantes
campeonatos de futebol e outros eventos esportivos, também poderá ser palco de
eventos culturais. O placar do jogo foi 2 x 2.
O estádio – inaugurado em 16 de junho de 1950 - sofreu uma série de intervenções,
algumas de caráter estrutural, que proporcionam mais conforto e segurança ao
torcedor. A nova arena tem cinco pavimentos, divididos em quatro setores:
norte, sul, leste e oeste. Os principais pontos da reforma são:
Visibilidade - O anel da arquibancada avançou em direção ao campo, fazendo com que o torcedor assista ao jogo de posição privilegiada e, como nos estádios americanos e europeus, muito mais perto do campo. Não existem mais os chamados “pontos cegos”. Todos os assentos são numerados.
Acessos - O público tem muitas alternativas para entrar e sair do Maracanã, graças aos novos acessos implantados. O tempo de evacuação total será de até oito minutos, conforme determinação da Fifa. Foram construídas quatro rampas de acesso e recuperadas e reativadas as duas rampas monumentais (Bellini e Uerj). Além disso, há 17 novos elevadores e 12 escadas rolantes.
Cobertura - A nova cobertura é feita de fibra de vidro e teflon, e tem 68 metros
de extensão (a original de concreto tinha 30 metros). Resistente, com vida útil
de 50 anos, a cobertura sustenta quatro telões de alta definição, medindo 100
metros quadrados cada um.
Iluminação - O campo de jogo é iluminado por 396 refletores, eliminando sombras e permitindo visibilidade perfeita em qualquer área do campo. Cada um dos 396 projetores utiliza uma potência de 2 mil watts. O novo Maracanã ganhou também 600 refletores que proporcionam um festival de cores projetadas na cobertura.
Som - O estádio ganhou um sistema de som de alto nível, com 78 alto-falantes na arquibancada e campo e 3.860 nas áreas internas.
Videoprojeção - Além dos quatro placares eletrônicos, o Maracanã ganhou 360 monitores de TV de 46 polegadas e 64 time displays.
Banheiros e bares – Mais próximos uns dos outros, ao todo foram construídos 292 banheiros e 60 bares em vários pontos dos cinco pavimentos – antes, eram 24 bares. Os banheiros possuem 1.222 vasos sanitários, 969 lavatórios e 857 mictórios.
Centro de controle/segurança - Outra novidade implantada é um avançado centro de controle, com qualidade semelhante a dos existentes nas melhores arenas esportivas do mundo. No Maracanã, o chamado BMS (Building Management System) é possível monitorar imagens geradas por 383 câmeras espalhadas por todos os cantos do estádio, com a finalidade de garantir a segurança dos torcedores.
Campo de jogo - O campo de jogo teve as dimensões reduzidas de 110 metros de comprimento por 75 metros de largura para 105 metros de comprimento x 68 metros de largura, de acordo com a orientação da Fifa.
Gramado e drenagem - O Maracanã tem um novo gramado e é definitivo. O sistema de drenagem é dos mais modernos do mundo.
Vestiários - No novo Maracanã, os vestiários estão localizados no lado oeste do estádio. Separados pela zona mista, há dois conjuntos de dois vestiários, cada um. São espaços amplos e confortáveis, com 1,8 mil metros quadrados de área construída, e dotados de mobiliário e equipamentos de qualidade. Antes localizados abaixo do nível do campo, agora ficam no térreo. Informações e fotos do Governo do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.