REAL MÓVEIS ELETRO DRACENA

quinta-feira, 4 de abril de 2013

PENITENCIÁRIA FEMININA DE TUPI PAULISTA FAZ PARTE DE PESQUISA SOBRE HIV E SÍFILIS

As secretarias de Estado da Saúde e da Administração Penitenciária realizam mutirão de teste para averiguação de HIV e sífilis no sistema prisional feminino do Estado. Ao todo serão oferecidos kits para 10.470 mulheres. Os testes são feitos desde o segundo semestre do ano passado e, até o momento, foram atendidas cerca de 5 mil presidiárias. A prevalência comprovada até agora é de 4,8% para o HIV e 5,7% para sífilis. Vale lembrar que a prevalência de DST/HIV é maior em pessoas encarceradas do que na população em geral.
A iniciativa faz parte de uma proposta mais abrangente de prevenção e controle das duas doenças. O projeto pretende conhecer a soroprevalência do HIV e da sífilis nesta população, traçar o perfil das mulheres privadas de liberdade em relação a informações sobre as moléstias, dar orientação de qualidade sobre o assunto para as presas, além de maior assistência em saúde para DST/HIV/Aids.
“O levantamento tem como meta não só o conhecimento atualizado deste grupo populacional, mas principalmente estabelecer de maneira sustentável um sistema de referência e contrarreferência para o atendimento adequado à saúde delas”, informa Luiza Matida, responsável pelo projeto.
A penitenciária feminina de Tupi Paulista está entre os locais do levantamento. A informação é de reportagem com foto do Diário Oficial do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.