FARMAIS DE DRACENA

sexta-feira, 12 de maio de 2017

COMEMORAÇÃO DO DIA DA POLICIAL MILITAR FEMININA

O 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior está realizando nas sedes da 1ª Cia PM (Dracena), quinta-feira, e 3ª Cia PM (Osvaldo Cruz), sexta-feira, homenagem aos 62 anos de criação do Policiamento Feminino. A ideia de homenagem à policial militar feminino surgiu na década de 50, com o intuito de sanar lacunas existentes na Organização Policial - e há mais de meio século elas estão aí, contribuindo com a segurança da população.  O governador do Estado em 1955, Jânio Quadros, encarregou o diretor da Escola de Polícia, doutor Walter Faria Pereira de Queiroz, de estudar a criação, em São Paulo, de uma Polícia Feminina.
Em 12 de maio de 1955, sob o decreto nº 24.548, institui-se, na Guarda Civil de São Paulo, o Corpo de Policiamento Especial Feminino e, na mesma data, a Dra. Hilda Macedo tornou-se a primeira comandante do Policiamento Especial Feminino.
Assim foi criada a primeira Policia Feminina do Brasil, pioneira também na América Latina sendo-lhe atribuídas missões que melhor se ajustavam ao trabalho feminino, conforme as necessidades sociais da época: a proteção de mulheres e jovens. As missões foram ampliadas e as policiais passaram a atuar em outras atividades como: trânsito, bombeiro, choque, policiamento rodoviário, ambiental, policiamento com ao apoio de motocicleta ou bicicletas, radiopatrulhamento, policiamento escolar e a corregedoria. Marcam presença no COPOM (Centro de Operações Especiais) e nos serviços administrativos. Preenchem os quadros de Saúde, como médicas, dentistas, farmacêuticas, veterinárias ou como auxiliares de saúde, podendo ainda atuar como músicas no Corpo Musical ou mecânica de aeronaves, no Grupamento de Rádio Patrulha Aérea. No dia 1º de fevereiro de 2001, o governador Geraldo Alckmin, criou, no âmbito institucional, o Dia do Policial Militar Feminino, com o intuito de não se perder um fato significativo na história do Brasil e na bela trajetória da polícia no Estado de São Paulo. O evento, contou com homenagens e lembranças para as 33 policiais militares que compõem o quadro do 25º BPM/I entre efetivo administrativo e operacional. Agradecimentos especiais a todos e em especial aos empresários das cidades de Dracena, Osvaldo Cruz e Tupi Paulista pela contribuição de brindes para sorteio. Veja fotos do evento em Dracena, com a presença do major Alexandre Fontolan, comandante interino do 25º Batalhão PM.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÔNIMO COVARDE AQUI NÃO TEM VEZ.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.